Preço médio de veículos usados aumenta 16,7% face a 2021, aponta estudo

Desde julho de 2021 que os preços médios têm vindo a aumentar progressivamente no mercado de veículos usados: de acordo com o Standvirtual, portal líder do mercado automóvel, há três anos, fixavam-se em cerca de 19.500€. Em dezembro de 2023, o preço médio passou para cerca de 24.500€, o que revelou um aumento de 4,3% face a dezembro de 2022 e de 16,7% face a dezembro de 2021.

No entanto, os preços médios das viaturas usadas demonstram estabilidade desde setembro de 2023 até ao momento, o que se relaciona com o aumento da oferta de veículos e a diminuição da procura por parte dos consumidores.

No mercado dos elétricos usados é possível observar a partir de fevereiro de 2023 uma descida acentuada e até uma estabilização a partir de julho do preço dos automóveis elétricos usados, fixando-se em cerca de 38.500€. Esta diminuição de preços levou a que os veículos eletrificados com até um ano estejam agora, sensivelmente, ao mesmo valor que carros da mesma tipologia de um a dois anos.

O estudo comparou também a evolução dos preços do modelo Tesla Model 3 e BMW 320 a diesel, com idades inferiores a quatro anos e com uma média de entre 35 e 60 mil quilómetros, notando-se que o decréscimo do BMW 320 é mais gradual, alcançando cerca de 40 mil euros em janeiro de 2024 face ao mesmo mês de 2022 (cerca de 46 mil euros). Por outro lado, o Tesla Model 3 apresenta uma queda significativa de preço, atingindo em janeiro de 2024 cerca de 20 mil euros em relação ao período homólogo de 2022 (aproximadamente 51 mil euros). Esta evolução está relacionada com o ajuste de preços no mercado dos novos e que posteriormente influencia os valores dos usados.

“O setor automóvel demonstra uma recuperação considerável dos carros novos o que influencia o mercado como um todo. Depois de tempos desafiantes, marcados pela escassez de veículos no período da pandemia, verificamos uma tendência de estabilização de preços a partir do último trimestre de 2023 nos usados. Já o mercado dos elétricos usados ganhou um maior relevo nos últimos anos e o mês de outubro do ano anterior bateu mesmo recordes com 2.395 veículos registados”, referiu Nuno Castel-Branco, diretor-geral do Standvirtual.

“No entanto, segundo o nosso estudo conseguimos perceber que os carros elétricos têm tendência para desvalorizar mais rapidamente do que os carros com motores a combustão, uma consequência da entrada de novos fabricantes, maioritariamente da China, com preços muito competitivos, mas também devido aos saltos tecnológicos constantes e sem esquecer a incerteza e desconfianças que alguns consumidores têm em relação ao estado das baterias”, concluiu.

O segmento mais caro continua a ser o coupé. Em janeiro de 2021, o preço era de cerca de 30 mil euros, aumentando em janeiro de 2023 para cerca de 33 mil. Seguindo-se os SUV, que em janeiro de 2021 custavam cerca de 26 mil euros, aumentando para cerca de 30 mil euros: já os Sedan, cujo preço em janeiro de 2021 era de cerca de 25 mil, aumentando também, em janeiro de 2023, para cerca de 30 mil euros.

Em relação aos modelos mais representativos do Standvirtual, com mais de 50 mil quilómetros e a diesel, observa-se ainda uma diminuição dos preços a partir do último trimestre de 2023. Em relação ao Mercedes-Benz A 180, de janeiro de 2021 para 2024, observa-se que os preços tiveram tendência para subir ( de 25 para 29,7 mil euros). No caso do Nissan Qashqai, sobe de 20,3 para 22,1 mil euros, de janeiro de 2021 para 2024. O Renault Megane Sport Tourer, de janeiro de 2021 para 2024, também subiu os preços (de 18 para 21,3 mil euros). O mesmo aconteceu com o Renault Clio, que de janeiro de 2021 para janeiro de 2023 viu os preços subirem de 13,5 para 17,1 mil euros.

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