Morre o segundo denunciante da Boeing num espaço de dois meses

Joshua Dean, ex-auditor de qualidade da Spirit AeroSystems, empresa fornecedora da Boeing, e o segundo denunciante de alegados defeitos no fabrico do Boeing 737 MAX, morreu na passada terça-feira após doença súbita. De acordo com a publicação ‘Seattle Time’, o ‘whistleblower’ tinha 45 anos e era uma pessoa saudável.

A mãe de Joshua Dean, numa publicação no Facebook, referiu que o filho “estava a lutar pela vida” depois de ter contraído uma infeção que terá causado uma pneumonia. Terá sido infetado com Influenza B e MRSA e desenvolveu pneumonia, de acordo com a ‘Fox59’. Passou duas semanas em estado crítico antes de morrer. “Os nossos pensamentos estão com a família de Josh Dean. Esta perda repentina é uma notícia impressionante aqui e para seus entes queridos”, referiu o porta-voz do Spirit, Joe Buccino.

Dean foi demitido da Spirit AeroSystems em abril de 2023, acusando a empresa de o ter demitido em retaliação por levantar questões com a empresa no interesse da segurança – de acordo com o denunciante, houve “má conduta grave por parte da gerência sénior de qualidade da linha de produção do 737 MAX” na fábrica em Wichita, no Kansas, nos Estados Unidos, que culminou numa reclamação à Administração Federal de Aviação.

É a segunda morte de ‘whistleblowers’ da Boeing, dois meses depois de Josh Barnett, de 62 anos, ter sido encontrado morto: de acordo com as autoridades da Carolina do Sul, Barnett morreu devido a um aparente ferimento de bala autoinfligido. Barnett estava a meio de um processo contra a Boeing, após sofrer represálias no trabalho com a denúncia que fez dos problemas de segurança com o Boeing 787 Dreamliner.

Em 2019, Barnett alegou que a Boeing usou intencionalmente peças defeituosas nos seus aviões e alertou que os passageiros do 787 Dreamliner poderiam enfrentar falta de oxigénio se ocorresse uma descompressão repentina. Naquela época, a Boeing refutou as suas afirmações, afirmando que a empresa segue os mais rígidos protocolos de segurança.