Hospitais do SNS já testam covid-19 e gripe em simultâneo

Há hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que estão a realizar, ao mesmo tempo, testes à covid-19 e à gripe, como o Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, avança o Jornal de Notícias (JN) na edição impressa desta quarta-feira.

Os testes, chamados “multiplex” porque permitem detetar vários vírus respiratórios ao mesmo tempo,  permitem despistar dúvidas durante a época de gripe.

Já estão a ser utilizados no serviço de Urgência do hospital de São João, confirmou ao JN o diretor do Serviço de Patologia Clínica, que disse que se tratam de “uma arma de diagnóstico” para ajudar a tomar decisões.

O Hospital de Gaia/Espinho, também no norte, está à espera que os multiplex cheguem. Em declarações ao JN, o hospital explica que o objetivo é ir substituindo os testes convencionais à covid-19 por este modelo: “pretendemos, com esta aquisição, realizar entre 35% a 40% dos testes neste setor”.

O grupo Unilabs também já disponibiliza os testes multiplex, desde 14 de outubro. Vendeu cerca de 480 em três semanas a hospitais e consultórios privados, de acordo com o diretor médico do grupo, António Maia, em declarações ao JN.


Comentários
Loading...