A ″grande vitória sobre o nazismo ocupa um lugar especial″ nos mil anos de história da Rússia, diz Putin

Antes do Dia da Vitória, que se celebra na próxima segunda-feira, dia 9 de maio, e marca o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrota da Alemanha nazi, Vladimir Putin fez declarações sobre a importância deste dia para a Rússia. O presidente destacou que a “vitória sobre o nazismo ocupa um lugar especial″ na história do país.

“Temos legitimamente orgulho da história de mil anos da Rússia. A grande vitória sobre o nazismo ocupa um lugar especial nessa história”, enfatizou Putin numa mensagem que foi divulgada nas redes sociais esta sexta-feira.

“A vitória foi possível devido à coragem, força de vontade e unidade do povo soviético. A sua força de espírito e abnegação surpreenderam o mundo inteiro”, vincou o líder russo.

As palavras de Putin relativamente ao triunfo sobre o regime nazi têm particular ressonância nesta altura, uma vez que uma das justificações recorrentes do Kremlin para a invasão da Ucrânia é de que o governo ucraniano é composto por “nazis” e que a denominada “operação militar especial” da Rússia tem como propósito “desnazificar” a Ucrânia.

As celebrações do Dia da Vitória estão a ser preparadas em Moscovo, nomeadamente na Praça Vermelha, o palco principal das comemorações e desfiles russos.

Ler Mais