Euribor a três e a seis meses cai para novos mínimos

A Euribor desceu hoje a três, a seis e a 12 meses, nos dois prazos mais curtos para novos mínimos desde fevereiro de 2023 e dezembro de 2022, e no mais longo para um nível abaixo de 2,5%.

Executive Digest com Lusa

A Euribor desceu hoje a três, a seis e a 12 meses, nos dois prazos mais curtos para novos mínimos desde fevereiro de 2023 e dezembro de 2022, e no mais longo para um nível abaixo de 2,5%.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

Com as alterações de hoje, na segunda sessão depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter descido de novo as taxas diretoras, a taxa a três meses, que baixou para 2,562%, continuou acima da taxa a seis meses (2,536%) e da taxa a 12 meses (2,436%).

A taxa Euribor a seis meses, que passou em janeiro de 2024 a ser a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, baixou hoje para 2,536%, menos 0,054 pontos do que na sexta-feira e um novo mínimo desde 15 de dezembro de 2022.

Dados do Banco de Portugal (BdP) referentes a novembro mostram que a Euribor a seis meses representava 37,47% do ‘stock’ de empréstimos para a habitação própria permanente com taxa variável. Os mesmos dados indicam que as Euribor a 12 e a três meses representavam 32,92% e 25,58%, respetivamente.

No prazo de 12 meses, a taxa Euribor também recuou hoje, para 2,436%, menos 0,083 pontos.

Continue a ler após a publicidade

No mesmo sentido, a Euribor a três meses caiu hoje, ao ser fixada em 2,562%, menos 0,027 pontos e um novo mínimo desde 03 de fevereiro de 2023.

Em termos mensais, a média da Euribor em janeiro voltou a descer a três e a seis meses, mas subiu a 12 meses, pela primeira vez depois de nove meses a cair.

Enquanto a média da Euribor a 12 meses subiu 0,089 pontos para 2,525% em janeiro, as médias a três e a seis meses continuaram a cair, designadamente, para 2,704%, menos 0,121 pontos percentuais que em dezembro, e para 2,614%, menos 0,018 pontos.

Na reunião de política monetária de 30 de janeiro e como antecipado pelos mercados, o BCE baixou de novo, pela quarta reunião consecutiva, a principal taxa diretora em 25 pontos base.

Na anterior reunião, em 12 de dezembro, o BCE cortou, pela quarta vez em 2024 e pela terceira reunião consecutiva, as taxas diretoras em 25 pontos base.

Continue a ler após a publicidade

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.