Um Amanhã Melhor

Sendo uma empresa global, a BAT está presente em mais de 180 mercados, em quatro regiões (EUA, América e África Subsaariana, Europa e Norte da África, Ásia-Pacífico e Médio Oriente) e assume-se como companhia líder de multicategoria. Em Portugal há mais de 32 anos, a British American Tobacco Company foi fundada em 1902 como uma joint venture da American Tobacco Company, com sede nos EUA, e da Imperial Tobacco Company, Ltd, sedeada no Reino Unido.

Actualmente, o seu propósito maior é construir Um Amanhã Melhor, proporcionando uma variedade de opções e alternativas ao tabaco tradicional. Apostando na redução do impacto dos seus negócios na saúde dos consumidores, querem investir em Novas Categorias de produto, nomeadamente soluções sem combustão, não perdendo de vista uma missão ainda maior: alcançar a neutralidade de carbono em toda a cadeia de valor até 2050. Roberta Palazzetti, directora-geral da Área do Sul da Europa e directora-geral e presidente da BAT Itália, guia-nos numa viagem ao S universo da empresa que acaba de lançar no mercado português um novo produto de tabaco aquecido: o gloTM Hyper +.

A BAT existe há 120 anos. Que padrões ou princípios são essenciais para uma vida tão longa?

A BAT foi fundada em 1902 e listada pela primeira vez na Bolsa de Valores de Londres em 1912. Membro do FTSE 100 desde a sua criação, em 1984, temos vindo a evoluir para nos tornarmos a única empresa verdadeiramente global no nosso sector com operações em cerca de 180 mercados.

A visão da BAT passa por construir um Amanhã Melhor através da redução do impacto dos seus negócios na saúde dos consumidores. Lançado em 2020, um factor-chave para alcançar este compromisso é o nosso ethos, que sustenta a nossa cultura e orienta como colocamos em prática a nossa estratégia. O nosso ethos passa por ser ousado, rápido, capacitado, responsável e diversificado a fim de criar uma cultura de futuro na BAT. Desenvolvido com a contribuição significativa dos colaboradores, o nosso ethos é o fio condutor de tudo o que fazemos e como o fazemos, pois acreditamos que capacitar as pessoas, promover um local de trabalho agradável, com bom ambiente e promover o valor sustentável dará frutos a longo prazo. Para os colaboradores de longa data da BAT e para aqueles que fazem parte da nossa equipa há pouco tempo, comprometemo-nos com um ethos que responde às mudanças constantes, integrar uma cultura de aprendizagem e de melhoria contínua.

A proposta da BAT é construir Um Amanhã Melhor. O que estão a fazer para o sucesso desta missão?

Reconhecemos que o mundo está em constante mudança. A ambição passa por alcançar os 50 milhões de consumidores de produtos sem combustão até 2030 e acelerar o crescimento das receitas de Novas Categorias, atingindo os cinco mil milhões de libras em 2025. A BAT tem feito um progresso positivo em direcção a estas metas: aumentou o número de consumidores de produtos sem combustão em três milhões, atingindo um total de 18,3 milhões (aumento de 4,8 milhões) no final de 2021, e alcançou um crescimento de 51% em receita nas Novas Categorias.

A BAT de amanhã será uma empresa de bens de consumo de alto crescimento: global, centrada no consumidor, multicategoria, com a sustentabilidade no nosso núcleo. Já não somos apenas uma empresa de tabaco. Estamos a redefinir a nossa organização e a transformação digital, a tecnologia e a inovação irão impulsionar essa transição.

A BAT quer ajudar os fumadores a fazer escolhas informadas quando se trata de optar por outras alternativas. Que estratégia têm vindo a utilizar?

A BAT é líder em multicategoria há mais de 100 anos e assume o compromisso de construir Um Amanhã Melhor, através da redução do impacto dos seus negócios na saúde dos consumidores. Nos últimos anos, tem-se partilhado que o nosso negócio precisa ser construído com base em produtos de excelência, escolhas informadas do consumidor e ciência de classe mundial. A BAT pretende acelerar o ritmo a que partilha as suas pesquisas e investigação sobre o tabaco e ajudar os consumidores adultos, que de outra forma continuariam a fumar, a fazer escolhas informadas quando se trata de mudar para as Novas Categorias. Os produtos não combustíveis oferecem uma opção atraente para cerca de 19% da população adulta mundial que fuma1.

A BAT continua a trabalhar na evolução dos produtos e valores, a fim de dar resposta à necessidade dos consumidores. Foram desenvolvidos produtos de Novas Categorias, como os produtos de tabaco aquecido, com recurso à ciência. Estes dispositivos geram um aerossol com sabor a tabaco e nicotina que o consumidor adulto inspira. Através deste dispositivo, o tabaco é apenas aquecido e não queima.

A BAT tem a missão clara de construir Um Amanhã Melhor reduzindo o impacto do seu negócio na saúde, através de um portefólio de produtos não combustíveis, adaptados para dar resposta às preferências dos consumidores adultos.

Como é que a ciência e a tecnologia ajudam a BAT a encontrar e desenvolver produtos alternativos? A BAT opera num amplo espectro de campos científicos, incluindo a biologia molecular, toxicologia e química, e é esta amplitude de conhecimentos que alimenta a inovação e a aprendizagem que faz da BAT uma indústria líder. A BAT tem mais de 1500 especialistas em I&D de 40 nacionalidades, muitos dos quais se concentram na investigação e desenvolvimento de futuros produtos. O principal centro de I&D da BAT encontra- se em Southampton, no Reino Unido, e é apoiado por mais de 40 toxicólogos, 600 cientistas e engenheiros, e 200 parceiros internos.

A ciência é a base de novos produtos e categorias desenvolvidos com base numa análise externa, robusta e rigorosa pela comunidade científica e stakeholders. A partilha e o envolvimento de diferentes partes e cientistas levou a BAT a introduzir produtos de Novas Categorias. Assim, a BAT tem-se dedicado ao desenvolvimento e à comercialização de produtos sem combustão, com o objectivo de oferecer outras alternativas aos consumidores adultos.

O centro de inovação da BAT está a revoluccionar a forma como os dispositivos recarregáveis são concebidos, desenvolvidos e testados. A empresa investiu no desenvolvimento de sofisticados instrumentos e técnicas de teste de baterias que garantem a segurança de todos os dispositivos que chegam aos consumidores da BAT. A BAT também investiu em ferramentas analíticas avançadas, tais como os Calorímetros de Taxa Acelerada (ARC), para estudar as reacções reversíveis que ocorrem dentro de uma bateria e compreender como controlar o dispositivo em segurança.

A BAT está a fazer bons progressos, mas isto é apenas o começo.

A BAT é uma empresa Global, que opera em 180 países. Tencionam expandir-se para além destes mercados?

A BAT está presente em mais de 180 mercados em quatro regiões (EUA, América e África Subsariana, Europa, e Norte de África, Ásia-Pacífico e Médio Oriente) e tem 42 fábricas de cigarros e oito unidades fabris. A empresa emprega 53 mil funcionários e conta com cerca de 150 milhões de consumidores (18,3 milhões de produtos sem combustão). A nossa ambição é acelerar a nossa transformação através desta gama de Novas Categorias alternativas. É um objectivo que, com o tempo, irá proporcionar Um Amanhã Melhor para os nossos consumidores, sociedade, accionistas e stakeholders. Continuaremos a investir numa abordagem multicategoria, que é a essência do nosso propósito de construir Um Amanhã Melhor, proporcionando aos consumidores adultos uma gama de novas escolhas. Uma vez que desenvolvemos a nossa estratégia e investimos no desenvolvimento de produtos em Novas Categorias que estão agora em rápido crescimento, acreditamos que, como em qualquer indústria ou negócio, devemos estar sempre atentos ao mercado à nossa volta para identificar novas oportunidades de expansão.

Tendo a sustentabilidade como prioridade da empresa, e o objectivo de se tornarem neutros em carbono até 2030, qual é a vossa estratégia neste campo?

Um dos pontos fortes da nossa abordagem para com a sustentabilidade é o facto de termos um procedimento eficaz para identificar e compreender as mais relevantes questões ambientais, sociais e de gestão, que impulsionam a nossa sustentabilidade empresarial e criação de valor a longo prazo. Envolvemo-nos todos os anos com um elevado número de stakeholders para entender o que é mais importante para eles, complementando com monitorização de risco, investigação e benchmarking contínuos. Temos uma longa e orgulhosa história de conquistas em matéria de sustentabilidade, mas actualmente estamos a passar de uma empresa onde a sustentabilidade sempre foi importante para uma empresa onde a sustentabilidade está à frente e no centro de tudo o que fazemos.

Além disso, anunciámos várias metas que estamos confiantes que nos ajudarão a acelerar o nosso propósito de proporcionar Um Amanhã Melhor a todos os nossos stakeholders, como por exemplo: aumentar o número de consumidores de produtos sem combustão para 50 milhões até 2030, alcançar a neutralidade de carbono em toda a cadeia de valor até 2050, acelerar os nossos objectivos ambientais até 2025, eliminar plásticos descartáveis desnecessários, produzir embalagens com plástico reutilizável, reciclável ou compostável até 2025, e, ainda, utilizar electricidade 100% renovável até 2030.

Ao longo dos últimos 20 anos, fizemos progressos significativos na nossa jornada de sustentabilidade, o que se reflecte na nossa presença nos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI) durante 20 anos consecutivos, bem como outros notáveis reconhecimentos independentes que recebemos.

Foi CEO e presidente da BAT em Itália, directora-geral para o Sul da Europa, e presidente da BAT no Japão. Que competências deve ter um bom líder?

A minha experiência tem-me mostrado que, para sermos um bom líder, precisamos de duas coisas: saber liderar e ter boas capacidades de gestão organizacional para compreender se os funcionários estão satisfeitos ou não. Para mim, a competência mais importante é ouvir os colaboradores e as suas necessidades e procurar soluções para o seu bem-estar e para que se sintam felizes, pois acredito que esta é a melhor forma de atingir os resultados da empresa. O público mais importante de qualquer empresa deve ser sempre o público interno, pois é ele que faz com que o negócio viva e cresça e é o seu principal apoiante. Assim, o foco de qualquer líder deve ser as suas pessoas. Paralelamente, ser profissional é essencial para que um bom líder alcance o maior número possível de colaboradores. Para isso, é importante dar o exemplo e comportar-se de igual para igual, pois este comportamento irá motivar as equipas. A capacidade de decisão e a capacidade de resolver problemas e de saber lidar com todas as equipas é a base para ganhar o seu respeito e a sua confiança.

De que forma a diversidade e as equipas inclusivas podem colaborar para o sucesso das empresas?

Nós acreditamos na diversidade. Na BAT, empregamos mais de 55 mil pessoas e operamos em mais de 180 mercados em todo o mundo. Compreendemos e reconhecemos que, para sermos uma empresa verdadeiramente global, temos de ter uma cultura e valores globais. Esta diversidade de pessoas, pensamentos e ideias é fundamental para proporcionar Um Amanhã Melhor aos nossos consumidores, sociedade, accionistas e colaboradores. Estamos empenhados em aumentar a proporção de mulheres em equipas de liderança sénior para 40% e em cargos de gestão para 45% até 2025. Em 2021, 47% das nossas recrutas a nível de gestão externa eram mulheres. As mulheres constituíram 51% da nossa admissão de recém-formados em 2021. A representação de mulheres em equipas de liderança sénior foi de 27% em 2021 e as mulheres representam 39% de todos os cargos de gestão a nível mundial.

Quais são (ou deveriam ser) os principais objectivos das empresas para o futuro?

Os principais objectivos das empresas para o futuro devem passar pela construção de uma empresa de pessoas, para pessoas, tendo a sustentabilidade como ADN da organização para construir Um Amanhã Melhor. Temos assistido a uma consciência diferente das organizações, através da implementação de factores ambientais, sociais e de gestão, o que demonstra que as organizações querem posicionar-se como socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e geridas de uma forma transparente. Estas práticas reduzem os riscos nas áreas de intervenção da empresa, geram valor a longo prazo e permitem que a organização se torne mais atractiva para os investidores.

Outro objectivo que as organizações devem ter sempre presente é a importância de contar com pessoas que se liderem e inspirem umas às outras para que estejam num lugar fantástico para trabalhar. São elas que constroem a reputação, fazem a “casa” e ajudam a empresa a crescer. Valorizar a sua contribuição e apoiá-las, assim como agradecer-lhes, são factores fundamentais para que todos se sintam bem e felizes.

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