Dados bancários: proteja-se de potenciais burlas online

 

Já algum desconhecido lhe solicitou os dados de acesso às suas contas bancárias ou aos seus cartões de crédito? Não acredite em promessas de empréstimos fáceis e imediatos em portais de anúncios, forúns online ou redes sociais. Não dê, em nenhuma circunstância, acesso aos seus dados bancários.

“Ao ter acesso ao homebanking ou aos números CVV do seu cartão de crédito, facilmente os potenciais burlões poderão realizar transações e lesar as vítimas em vários milhares de euros”, alerta José Figueiredo, CEO do ComparaJá.pt.

Negue sempre que lhe solicitarem a partilha de códigos bancários com a justificação de que são necessários para validar a capacidade financeira para pagamento das prestações do crédito. Caso se encontre nesta situação, muito provavelmente está a um passo de ser vítima de fraude.

O número do cartão de crédito corresponde ao conjunto de dígitos que identifica um determinado cartão e está sempre presente na parte da frente do cartão.

Já o código de segurança (CVV) corresponde aos três números (ou quatro, caso se trate de um cartão da rede American Express) inscritos na parte de trás do cartão de crédito. O CVV visa prevenir fraudes e serve para proteger os dados do titular do cartão para pagamentos que não necessitem do cartão físico, nomeadamente compras online.

A mensagem que pretendemos passar neste segundo vídeo da campanha é que confie apenas em profissionais e entidades credenciadas pelo Banco de Portugal quando quiser pedir um empréstimo.

Caso pretenda tomar conhecimento das entidades autorizadas a conceder crédito em Portugal, pode fazê-lo acedendo ao portal do Banco de Portugal.

Desta forma, continuamos com a missão de sensibilizar os portugueses para os perigos associados às ofertas de empréstimos por particulares e entidades não habilitadas que deixam os consumidores desprotegidos face a condições abusivas e a eventuais burlas.

Veja a seguir o segundo vídeo que a parceria entre a ComparaJá.pt e a Polícia de Segurança Pública lançou, no seguimento da campanha “Não dê crédito ao dinheiro fácil”, com dicas para se proteger de potenciais burlas online.

Fique atento aos próximos vídeos com mais dicas para se proteger de esquemas fraudulentos.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
178 restaurantes juntam-se à Rota de Tapas Estrella Damm
Automonitor
As melhores imagens da 2ª Conferência AUTOMONITOR