NorteShopping: Um centro de experiências

O NorteShopping foi considerado a marca com melhor índice de reputação no sector “Retail Shopping Malls”, de acordo com os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, divulgado pela consultora OnStrategy. «Este reconhecimento deixa-nos extremamente felizes e orgulhosos, já que todos os dias trabalhamos, em conjunto com os nossos lojistas e parceiros, para proporcionar a melhor e mais diferenciadora experiência de visita a todos os que passam pelo NorteShopping, seja para realizar uma compra, usar um serviço, fazer uma refeição, assistir a um concerto ou ver uma exposição. Somos um Centro de experiências, que procura constantemente inovar e promover momentos únicos, e isso reflecte-se neste reconhecimento. Este resultado reforça que os cidadãos portugueses vêm no NorteShopping um espaço de lazer e de criação de memórias em família, mas também de acesso a marcas exclusivas e espaços premium. Estamos na direcção certa», afirma fonte oficial da empresa em entrevista à Executive Digest.
O NorteShopping está constantemente atento às necessidades dos seus visitantes e procura sempre trazer as melhores lojas, restaurantes, experiências — culturais e de lazer — e serviços, proporcionando uma visita completa, variada e adaptada ao público. Em 2022, por exemplo, o NorteShopping abriu lojas exclusivas, como a Victoria’s Secret, e lançou novos serviços omnicanal, como o [MY PLACE] to Park, que permite realizar a reserva de lugares de estacionamento ainda antes de chegar ao Centro, ou o Gift Finder no Natal, cujo objectivo era ajudar os portugueses na procura por presentes de Natal com significado. Além disso, o NorteShopping manteve a sua aposta na cultura, fazendo do Centro palco para concertos, através da iniciativa “Cultura no Centro”, o projecto dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra que pretende democratizar a arte e torná-la acessível a todos. Além disso, conta, ainda, com um espaço para Exposição de Arte (Silo – Espaço Cultural), da autoria do Arquiteto Souto Moura, e que tem atraído, desde a sua inauguração em 1999, bastantes visitantes e, em particular, turistas.
Nos últimos anos, o NorteShopping trouxe ainda aos portugueses dois espaços com conceitos inovadores: The CookBook (2019) — o food market inovador do NorteShopping — e o Galleria (2020) — uma área apenas com lojas premium e uma decoração distinta. «A sustentabilidade e a cultura são os principais eixos pelos quais nos regemos. Por exemplo, há mais de duas décadas que a Sonae Sierra integrou a sustentabilidade na sua estratégia de negócio e desde então sempre a manteve como pilar do posicionamento em todos os eixos e áreas de negócio, para continuar a entregar soluções com valor partilhado para o negócio, o ambiente e a sociedade. Neste âmbito, face a Setembro de 2019, o NorteShopping já conseguiu poupar 33% no consumo de energia. Um número que nos orgulha e nos motiva a trabalhar para resultados ainda melhores», acrescenta o responsável.
Na área da cultura, procuram ser palco, museu, galeria e, assim, democratizar a cultura, tornando esta área acessível a todos. «Fazêmo-lo através de reconhecidos nomes – como foi o caso da exposição “Valquírias” de Joana Vasconcelos, em 2021 – mas também com muitos artistas emergentes portugueses — neste âmbito, temos a Open Call, uma convocatória nacional que serve de “rampa de lançamento” para novos talentos, mas também para facilitar a presença de instituições e entidades que podem assim chegar a outros públicos».

ESTRATÉGIA
Consistência e atenção são dois importantes elementos – garantir qualidade e inovação de forma contínua, bem como novas experiências constantes; e reforçar a relação com os visitantes, garantindo que estão atentos às suas necessidades e a todos os detalhes que podem tornar a visita ao Centro inesquecível. O NorteShopping trabalha nesse sentido todos os dias, trazendo novas marcas e serviços, concertos e exposições, sessões de consultoria de imagem, actualizando as suas áreas e tornando-as mais actuais e apelativas.
O NorteShopping tem mais de 250 lojas, numa área bruta locável de 67.685 metros quadrados, garantindo uma oferta comercial completa onde se podem encontrar marcas de prestígio, nacionais e internacionais. «É, portanto, uma grande equipa, mas tentamos ao máximo criar momentos que permitam envolver os colaboradores naquela que é a assinatura do NorteShopping. Fazêmo-lo, por exemplo, nos momentos de formação que damos às nossas equipas, com foco na experiência do Cliente, e nos quais procuramos trabalhar e aprofundar este espírito de equipa», sublinha fonte oficial.
O NorteShopping tem um plano estratégico completo que garante um forte alinhamento interno, já que este é um trabalho que envolve não apenas o Centro, mas sim vários stakeholders, desde colaboradores, lojistas, prestadores de serviços, de forma a estarem alinhados dentro uma cultura clara, partilhada com valores e propósito comum. «Trabalhamos diariamente para garantir que todos estamos alinhados nesta vontade, e missão, de apresentarmos o melhor nível de serviço e experiência a quem nos visita. A juntar a isso, a clareza e transparência que temos com todos estes intervenientes é fundamental para garantir que estamos a trilhar um caminho de sucesso em que o trabalho é feito de forma conjunta e não isolada, de forma qualitativa e com impacto positivo para quem nos rodeia».
Aliás, o reconhecimento do NorteShopping como a marca com melhor índice de reputação no sector “Retail Shopping Malls” é um espelho do trabalho de todo este grupo, e reflecte essa reputação trabalhada e partilhada. «Procuramos manter uma comunicação frequente nos nossos canais digitais e, claro, que seja reflexo daquilo que é a nossa oferta no NorteShopping. Recentemente, remodelámos o nosso site oficial, que se encontra agora ainda mais funcional e intuitivo, fazemos questão de partilhar todas as nossas novidades nas redes sociais (desde aberturas de loja a novos restaurantes) e, claro, estamos atentos às tendências. Além disso, temos um forte trabalho ao nível de marketing de influência que nos ajuda a reforçar estas mensagens», refere fonte oficial.
Em relação aos principais desafios para manter este elevado índice de reputação junto dos portugueses, as necessidades estão em constante mutação e o maior desafio é acompanhar essas mudanças e garantir que continuam a proporcionar uma experiência de visita que preencha todos os requisitos. «Mas esta grande equipa do NorteShopping está motivada e empenhada em garantir que esse trabalho é feito e que continuamos a representar para os portugueses um símbolo de confiança e conveniência no segmento dos centros comerciais», conclui fonte oficial da empresa em entrevista à Executive Digest.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 203) da Executive Digest.




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