Deloitte: Tempos de consistência e superação

Vivemos tempos desafiantes. Tempos em que o status quo é colocado em causa. Tempos em que o que dávamos como certo é desmontado com um sopro. Tempos em que temos de alargar horizontes e assumir novas perspetivas. Na ressaca de uma pandemia à escala mundial, que mudou do dia para a noite a vida de todos nós, fomos surpreendidos com o reaparecimento de um cenário de guerra em solo europeu. Um cenário para o qual não temos para já, infelizmente, fim à vista e que veio de braço dado com o agravamento das cadeias logísticas, a crise energética, o disparar da inflação e a subida acelerada das taxas de juro. São sem dúvida complexos estes tempos em que vivemos. Se o são para cada um de nós, também o são para as Marcas. Tempos que exigem uma enorme capacidade de adaptação. Tempos que colocam à prova os valores e consistência das organizações. Tempos de superação que obrigam a ir para lá do limite, e é precisamente em tempos como estes que é mais relevante as Marcas cumprirem o seu propósito, reforçando a proposta de valor e o compromisso com os seus stakeholders.
Foi neste contexto conturbado que a Deloitte reforçou o seu posicionamento de liderança de mercado. A nível global fomos distinguidos pela Brand Finance Global 500 como a marca mais valiosa na prestação de serviços profissionais, e a nível nacional fomos destacados enquanto líderes de mercado, como nº 1, no ranking de empresas de Audit & Consulting, pela On Strategy. Estas distinções são naturalmente um orgulho, mas também uma enorme responsabilidade. Não sendo um objetivo per si, são o resultado do nosso compromisso com os nossos stakeholders e a confirmação da confiança depositada pelos nossos clientes, pessoas e sociedade.
Acredito que esta confiança é o resultado da nossa estratégia de atuação e posicionamento. Mais do que uma empresa de serviços profissionais somos hoje um grupo empresarial com um leque alargado de serviços. A multidisciplinaridade é um dos pilares da nossa organização e é um elemento distintivo da nossa forma de estar no mercado. Ao longo dos últimos anos reforçámos esta aposta incorporando novos negócios e linhas de serviço, como são os casos das áreas de Cyber Security, Operate, Technology Solutions, Digital, ESG ou Creative Agency. Esta aposta permitiu-nos reforçar a nossa oferta e ter soluções cada vez mais integradas e transversais, que respondem de forma efetiva aos desafios dos nossos Clientes. As várias distinções que temos recebido, não só enquanto líderes do sector de Audit & Consulting, mas também pelo posicionamento assinalável noutras categorias, como estar no TOP 2 do ranking de IT services, ou ter um lugar de destaque em Digital Services, reforçam a importância do investimento que estamos a fazer na consolidação desta transversalidade.
A aposta em inovação e tecnologia está embebida no nosso ADN, e tem naturalmente um impacto significativo na nossa atividade e na notoriedade que temos no mercado. Esta aposta passa não só pela incorporação de novos serviços, mas também pela transformação dos serviços mais maduros, quer por via da incorporação de tecnologia, quer por via da disrupção nos processos e forma como operamos. Um bom exemplo dessa aposta foi o lançamento do primeiro Global Solutions Centre em Portugal. Fomos pioneiros na criação deste novo conceito e garantimos a abertura no nosso país do primeiro Global Solutions Centre a nível internacional da rede Deloitte. Este centro estará integrado na rede Deloitte Global, complementando a oferta disponibilizada por todos os centros de excelência, criando um espaço privilegiado para continuar a consolidar o nosso ecossistema de relações com outras geografias e parceiros estratégicos, e reforçar a nossa capacidade de apoiar os nossos clientes na execução de processos complexos de transformação.
Esta ligação à rede internacional é um aspeto crucial para nós. Pertencer a uma rede internacional com mais de 440.000 pessoas aporta claras vantagens competitivas, no que toca à partilha de conhecimento, experiências e oportunidades. Esta ligação tem nos permitido desenvolver a nossa atividade além-fronteiras, conquistando presença e experiência internacional em mercados extremamente sofisticados, reforçando as nossas competências e conseguindo importar conhecimento e soluções inovadoras para Portugal e para o tecido empresarial português. Este enquadramento internacional é desta forma um elemento essencial para assegurar a qualidade do trabalho e soluções que entregamos aos nossos clientes, sendo também muito relevante como motor de criação de valor para as nossas pessoas.
Se a gestão do talento é relevante em qualquer organização, numa empresa de prestação de serviços profissionais esta importância é ainda reforçada. A contínua digitalização dos serviços e do mercado de trabalho e a adoção de novos modelos promovida no decorrer do período pandémico, vieram alterar os paradigmas e formas de trabalhar e potenciar, pelo menos para determinados setores de atividade, uma globalização do mercado. Atentos a estes movimentos e reconhecendo que as nossas pessoas são o centro da nossa organização, temos feito um investimento contínuo e estruturado para reforçar holisticamente a gestão de talento, desde os processos de recrutamento e seleção, aos processos de acompanhamento e formação.
A formação tem sido de facto uma grande aposta, quer seja através da diversidade de experiências que proporcionamos, quer seja pelo desenvolvimento de programas estruturados e parcerias com universidades. Temos vários programas em curso que visam a capacitação das nossas pessoas nas diversas áreas técnicas em que estamos presentes. A par dos programas que executamos a nível nacional, decidimos também investir a nível internacional. A Deloitte Portugal é um dos membros fundadores da Deloitte University. Esta universidade dedicada, estará localizada em Paris e deverá abrir portas no início de 2024. Acredito que será um elemento absolutamente distintivo e que irá oferecer às nossas pessoas uma experiência única de aprendizagem. Num contexto imersivo, irá possibilitar o reforço de network internacional, o experienciar de novas metodologias de ensino e o acesso a um currículo verdadeiramente global.
Se o foco nos nossos clientes e Pessoas, são os dois pilares fundamentais que sustentam o nosso sucesso enquanto organização, acredito que temos a responsabilidade de retribuir e criar um impacto positivo na sociedade. Neste sentido, a nossa estratégia de Corporate Responsability & Sustainability assume uma enorme relevância. No âmbito desta estratégia, desenvolvemos um conjunto alargado de iniciativas em temáticas como sustentabilidade ambiental, educação, inclusão, diversidade ou intervenção social. Para termos uma ideia da dimensão do que estou a falar, posso partilhar que temos o objetivo de impactar a nível global a vida de 100 milhões de pessoas, até 2030.
A sensibilização das nossas pessoas para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, reforçando a importância de se tornarem cidadãos ativos na comunidade, é também um dos objetivos para o qual trabalhamos, seja através de ações de formação e promoção de voluntariado corporativo, seja pelo incentivo ao voluntariado individual, através da disponibilização de horas de trabalho que podem ser dedicadas a esta matéria.
Vivemos sem dúvida tempos desafiantes. Mas são também tempos de consistência e superação. Ser consistente e rigoroso, olhando para o futuro com a capacidade de vislumbrar estratégias que permitam superar amanhã o que entregamos hoje, é a chave para que as organizações possam fazer parte da solução e deem o seu contributo. Acredito que na Deloitte o temos feito. O foco nos nossos clientes tem nos permitido posicionar como parceiros e oferecer as soluções mais robustas e inovadoras, o foco nas nossas pessoas tem nos permitido enriquecer a jornada de cada um e proporcionar oportunidades de crescimento profissional, e o foco na sociedade tem nos permitido retribuir a confiança que em nós é depositada, contribuindo de forma efetiva para a construção de um futuro mais equitativo, próspero e sustentável.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 203) da Executive Digest.