Ucrânia: EUA, Reino Unido, Alemanha e República Checa vão enviar com urgência sistemas Patriot, mísseis e artilharia para Kiev

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, fez um anúncio crucial hoje durante a abertura da reunião do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia. O responsável revelou que os EUA, juntamente com o Reino Unido, Alemanha e República Checa, estão a mobilizar-se para enviar artilharia, sistemas de defesa antiaérea Patriot e sistemas de lançamento de mísseis HIMARS para a Ucrânia com urgência.

Este anúncio detalhado do envio de armamento ocorre após uma série de declarações sobre a ajuda internacional à Ucrânia, incluindo o compromisso dos Estados Unidos de disponibilizar imediatamente mil milhões de dólares em material militar. Esse montante faz parte de um pacote de 61 mil milhões de dólares recentemente aprovado pelo Congresso dos EUA.

“Se a Ucrânia sucumbir debaixo da bota de Putin, a Europa cairá sob a sua sombra. è por isso que estamos determinados em dissuadir a Rússia de qualquer nova agressão”, indicou Austin.

O responsável elogiou o esforço conjunto dos vários países.

“Basta olhar para a extraordinária iniciativa da República Checa de adquirir milhares de munições de artilharia de terceiros países. E o Reino Unido anunciou o seu maior pacote único de equipamento de sempre, no valor de aproximadamente 620 milhões de dólares. Ou considerem o ousado anúncio da Alemanha de que irá doar outro sistema Patriot para Ucrânia”, sublinhou.

O secretário da Defesa dos EUA destacou também que, nos últimos dois anos, cerca de 50 países de todo o mundo forneceram à Ucrânia mais de 70 sistemas de defesa antiaérea de médio e longo alcance, cerca de mil mísseis, 3.000 veículos blindados, incluindo mais de 800 principais tanques de batalha.

As Forças Armadas da Ucrânia também receberam dezenas de milhares de mísseis antitanque, e este ano um esquadrão de aeronaves F-16 chegará à Ucrânia juntamente com pilotos e engenheiros treinados por membros do Grupo de Contato.

Ler Mais