Blue Screen IT Solutions: Foco no cliente

Agilidade, especialização e compromisso. São estes os principais pilares do sucesso da Blue Screen IT Solutions, empresa liderada pelo fundador e managing partner, Frederico Faria de Oliveira, e que conta com mais de 20 anos de história no mercado internacional de tecnologias de informação. A oferta surge suportada no LMS – Legal Management System, um software de gestão e administração de casos jurídicos e que tem o seu foco central na recuperação de crédito e gestão de casos jurídicos desde o pré-contencioso até ao contencioso e é desenvolvido com metodologia Agile e tecnologia OutSystems. Sendo internacional a maior percentagem de facturação, essa é uma tendência que a empresa tenta reverter, centrando-se actualmente nos sectores legal, financeiro, segurador, utilities e de leilões no panorama nacional.

Quais os principais produtos ou serviços oferecidos e como se diferenciam no mercado?

No sector financeiro a Blue Screen IT Solutions actua, maioritariamente, com a sua aplicação LMS – Legal Management System no domínio da gestão e recuperação de crédito. O LMS é o nosso sofware de gestão e administração de casos jurídicos, uma aplicação vocacionada para a gestão e acompanhamento de processos de dívida, permitindo centralizar toda a informação desde o pré-contencioso até ao acompanhamento da insolvência ou recuperação, passando pelo contencioso.

O LMS – Legal Management System é a nossa solução para tratar carteiras de crédito de forma segmentada e de larga escala através de um motor de workflows configuráveis, adequados à dimensão e necessidades, para agilizar e facilitar a atribuição de tarefas entre utilizadores internos ou externos e que podem ser escaladas a grupos de utilizadores quando necessário. Encontra-se disponível como SaaS – software as a service – num modelo de subscrição por utilizador, alojado on premises, em cloud própria ou partilhada.

A Blue Screen IT Solutions tem ainda por toda a Europa clientes da sua aplicação XPressBSS (Business Software Solution), uma plataforma ERP focada na integração de várias áreas do mesmo negócio, desde a área comercial, serviços, logística, transporte, até à facturação e que comercializamos, essencialmente, nos sectores leiloeiro internacional e nacional.

Como é que a Blue Screen utiliza a tecnologia para melhorar a experiência do cliente e simplificar os processos financeiros?

Olhando mais em particular para o sector financeiro, optamos por destacar que, na sua versão actual, o LMS – Legal Management System recorre a tecnologia que revoluciona o processo de recuperação de crédito: primeiro, na gestão interna dos processos em pré-contencioso, e depois, na fase em que este passa para as mãos dos advogados, permitindo-lhes que actuem em conjunto com a entidade credora, de forma mais próxima, implementando processos automáticos que envolvem todos os intervenientes no processo.

O LMS está, neste momento, implementado num dos principais bancos nacionais como o sistema principal das suas áreas de recuperação de crédito, gestão de processos judiciais e contencioso, contando com mais de 20 escritórios de advogados externos, o que lhe conferiu ainda maior robustez e adequação para esta área de actividade.

A força motriz do LMS – Legal Management System é a satisfação por parte dos utilizadores internos. Isto significa que o foco no cliente está sempre presente: por um lado, a solução SaaS é passível de elevado nível de customização para responder às necessidades do negócio. Por outro, eventuais necessidades podem ser colmatadas com desenvolvimentos à medida, asseguradas por dois grandes “pesos pesados” do mundo tecnológico, a metodologia Agile e a plataforma de desenvolvimento aplicacional OutSystems.

Estes dois eixos distinguem o LMS – Legal Management System, não só a aplicação em si, pela robustez, como o processo de (eventual) desenvolvimento aplicacional adicional e implementação. Trata-se de uma solução extremamente robusta, perfeita para grandes empresas com elevado nível de complexidade no que diz respeito à integração de dados de várias soluções internas e capaz de centralizar a informação proveniente de vários departamentos internos e prestadores de serviços externos (escritórios de advogados, peritos, agentes de execução, etc.), garantindo segurança e disponibilidade imbatíveis.

Quais os planos futuros para expandir a oferta de produtos ou entrar em novos mercados?

Os objectivos da Blue Screen IT Solutions passam pela consolidação do LMS – Legal Management System como a aplicação de referência para as áreas de contencioso e recuperação de crédito de entidades corporate e enterprise em Portugal.

Qual a importância da inovação para o vosso negócio?

A inovação tem um papel primordial na área de IT, como é óbvio, mas em particular no que diz respeito à nossa área de desenvolvimento aplicacional. Foi exactamente por essa razão que nos tornámos partners OutSystems em 2013, antevendo o que viria a tornar-se um passo decisivo na nossa caminhada de inovação com vista à oferta de produtos aplicacionais claramente diferenciadores para os nossos clientes.

A tecnologia anda sempre de mãos dadas com o ritmo do mundo em que vivemos e, por isso mesmo, os nossos produtos não são estáticos, antes pelo contrário. A evolução dos sistemas SaaS reside, também, no interesse genuíno da comunidade de clientes, com a qual temos contacto constante e que se alia a nós na caminhada de inovação, propondo novas funcionalidades e partilhando complexidades que pretende ver resolvidas. Cabe-nos encontrar as soluções adequadas que, na grande maioria dos casos em aplicações SaaS, servem todos os clientes da aplicação e trazem benefícios a todos. Como já referido antes, esta capacidade de resolver os problemas em tempo útil coloca os utilizadores do nosso lado e favorece a adopção, chave essencial para os nossos projectos.

Em particular na área financeira e quanto ao domínio da recuperação de crédito, entendemos que a inovação, especialização e capacidade de gerir grandes volumes são essenciais para a eficácia dos departamentos legal e de recuperação de crédito. Só assim será possível acompanhar os crescentes volumes sem sentir a necessidade de escalar as suas equipas. Passadas as etapas da digitalização e automação da actividade, é hora de melhorar o caminho de automação de tarefas rotineiras e melhor alocação de recursos especializados. Temos observado e investigado experiências no domínio da inteligência artificial que contribuirão significativamente para o incremento destes aspectos. O nosso objectivo é poder trazer ao mercado recursos neste domínio que sejam efectivamente úteis para o tratamento de grandes volumes de processo.

Quais os principais desafios que têm enfrentado?

A retenção de talento é um aspecto que nunca consideramos solucionado na nossa actividade. Sabemos que a dedicação e competência das nossas equipas é essencial para o sucesso dos projectos e, em consequência, da empresa. Tal como ainda mantemos o nosso primeiro cliente, desde há 24 anos, ainda mantemos o nosso primeiro colaborador. O crescimento significativo que a Blue Screen IT Solutions teve desde 2020 até à data actual não beliscou a estabilidade na dinâmica das equipas e conseguimos manter uma dimensão de relacionamento humano que é fundamental. No entanto, nunca damos este sucesso como garantido.

Qual a importância da tecnologia e da digitalização no âmbito da Gestão e Recuperação de Crédito?

A automatização beneficia significativamente a tramitação dos vários mecanismos processuais e contabilísticos disponíveis, favorece a eficiência e garante ao utilizador uma capacidade de actuação proactiva, essencial, na área de litigância, que de outra forma é engolida pela execução de tarefas rotineiras com impacto unitário.

Quaisquer entidades com um número considerável de processos e, nomeadamente, processos de recuperação de crédito, beneficiam com a digitalização. São processos complexos e exigentes, que dependem do contributo assertivo de atempado das diversas partes, entidades e departamentos intervenientes, pelo que o recurso a uma ferramenta ágil de centralização é fundamental. A partilha de informação, de forma integrada, permite uma visão comum dos processos em tempo real, para que todos trabalhem em sintonia. Ao permitir que os diversos intervenientes trabalhem sob a mesma plataforma, o LMS – Legal Management System, passa a poder ter um papel activo, através da automação de tarefas repetitivas, aliviando ainda as pessoas de diversas tarefas de elevada exigência, detalhe e rigor.

Duas ou três best practices neste campo que possam apontar?

Em primeiro lugar, há que salientar que a gestão e recuperação de crédito eficiente depende da centralização de informação num ponto único, universal e permanentemente acessível aos utilizadores internos e externos. Depois, não basta que exista um ponto único: é necessário que os utilizadores adoptem o sistema como a sua ferramenta essencial de trabalho, fazendo sugestões de melhoria, garantindo uma utilização coerente e maximizada da solução. Para tal, é muito significativo integrar utilizadores diários no processo de selecção e customização de uma aplicação de gestão e recuperação de crédito.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Banca e Fintechs”, publicado na edição de Março (n.º 216) da Executive Digest.

Ler Mais