Um relatório do Tribunal de Contas sobre o impacto da covid-19 na atividade e no acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) revela que os atrasos nos hospitais públicos podem aumentar ainda mais.
“A recuperação da atividade não realizada por força da pandemia terá que ocorrer num contexto de cuidados adicionais na prática clínica, com o risco de a capacidade instalada no SNS não ser suficiente para fazer face a este acréscimo de procura sem o aumento acentuado dos tempos de espera”, indica o documento publicado esta terça-feira.
Recuperar a atividade em atraso “pode justificar a criação extraordinária de incentivos específicos no sistema de financiamento do SNS, para além do uso que o Ministério confira a todos os mecanismos já existentes e sem prejuízo do seu reforço”, lê-se ainda. Assim, a análise sugere um incentivo financeiro para o SNS, para recuperar atrasos nas consultas e cirurgias.
Além disso, o relatório alerta que deve ser feito “um reconhecimento no Serviço Nacional de Saúde das melhores práticas administrativas de reorganização dos serviços, bem como a revisão e o ajustamento de planos de contingência, de modo a conhecer e avaliar o trade-off da afetação de recursos ao tratamento dos doentes com covid-19, face às necessidades de diagnóstico e tratamento de outras doenças, ainda que não urgentes”.
Os peritos avisam ainda que as dificuldades vão manter-se. “O desafio sobre a alocação adequada dos recursos e a regulação dos níveis de serviço disponibilizados, na medida do necessário, mantêm-se no presente e no futuro próximo”.














