Ataque a subestação elétrica coloca Alemanha em alerta: explosivos foram encontrados junto a uma das maiores centrais do país

Foram encontrados no local vários engenhos explosivos que não chegaram a detonar. Especialistas em desativação de explosivos foram enviados para a zona

Francisco Laranjeira

Uma subestação elétrica no estado alemão de Brandemburgo foi atingida esta terça-feira por vários projéteis caseiros, num incidente que está a ser investigado como um possível ataque destinado a provocar um apagão em larga escala.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

Segundo o ’20 Minutos’, que cita a polícia alemã e o operador da rede elétrica 50Hertz, foram encontrados no local vários engenhos explosivos que não chegaram a detonar. Especialistas em desativação de explosivos foram enviados para a zona.

Os projéteis utilizados seriam semelhantes aos foguetes vendidos para as celebrações de Ano Novo. Os serviços de emergência encontraram ainda vários “engenhos explosivos e incendiários não convencionais”, que acabaram por ser neutralizados.

A subestação de Turnow-Preilack fica a cerca de cinco quilómetros da central termoelétrica de Jänschwalde, uma das maiores da Alemanha.

Linhas elétricas foram danificadas

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

A 50Hertz confirmou que várias linhas de transmissão sofreram danos e que foi registada uma breve interrupção no fornecimento. A situação foi entretanto normalizada e, segundo a empresa, o abastecimento geral de eletricidade não chegou a ser afetado.

As autoridades investigam agora se o objetivo dos responsáveis seria provocar um apagão de grandes dimensões na central próxima.

A operadora da central de Jänschwalde, a Leag, confirmou também uma falha técnica na Unidade B, com 500 megawatts de capacidade. Está ainda por determinar se existe uma relação entre essa avaria e o incidente na subestação.

A central a lignito de Jänschwalde tem uma capacidade total de 2.000 megawatts, dos quais 500 MW se encontram em reserva, e fornece eletricidade suficiente para milhões de habitações.

A investigação prossegue e, até ao momento, não foram identificados no relato divulgado suspeitos ou possíveis motivações para o ataque.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.