Depois de vários dias marcados por calor intenso em Portugal continental, esta quarta-feira, traz uma mudança significativa do estado do tempo, com as temperaturas máximas a descerem de forma acentuada em várias regiões do Norte e Centro. As previsões do portal especializado Tempo.pt apontam para uma quebra de até oito graus em algumas capitais de distrito, embora o arrefecimento seja bastante mais ligeiro a sul do Tejo.
A mudança ocorre em cerca de 24 horas e será particularmente evidente em Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Leiria, Vila Real e Viseu, onde a descida da temperatura máxima será igual ou superior a cinco graus face aos valores previstos para terça-feira. Nalguns destes locais, a diferença chega aos oito graus, num contraste claro com o episódio de calor dos últimos dias.
Sete distritos enfrentam uma descida até 8 ºC
A comparação das temperaturas máximas previstas para terça-feira, 18 de agosto, e para esta quarta-feira, 19 de agosto, evidencia um arrefecimento particularmente forte em sete capitais de distrito do Norte e Centro.
Viana do Castelo: de 27 ºC para 21 ºC, menos 6 ºC.
Braga: de 36 ºC para 28 ºC, menos 8 ºC.
Porto: de 29 ºC para 24 ºC, menos 5 ºC.
Coimbra: de 37 ºC para 30 ºC, menos 7 ºC.
Leiria: de 35 ºC para 27 ºC, menos 8 ºC.
Vila Real: de 37 ºC para 30 ºC, menos 7 ºC.
Viseu: de 37 ºC para 29 ºC, menos 8 ºC.
São estas as capitais distritais que cumprem o critério definido para identificar o arrefecimento mais acentuado: uma redução da temperatura máxima igual ou superior a cinco graus entre os dois dias.
Embora Portalegre também apresente uma descida de cinco graus, de 35 ºC para 30 ºC, o grupo destacado pela previsão corresponde às sete capitais do Norte e Centro acima referidas.
A depressão em altitude muda o estado do tempo
A brusca alteração térmica está associada à deslocação de uma depressão isolada em altitude, atualmente localizada entre a Madeira e o cabo de São Vicente. O sistema deverá deslocar-se para nordeste nas próximas horas, aproximando-se da Península Ibérica e atravessando-a.
A evolução desta depressão, conjugada com uma alteração da circulação atmosférica, vai favorecer a entrada de uma massa de ar mais fresca. O afastamento do ar quente que tem condicionado o estado do tempo permitirá a chegada a Portugal continental de ar de origem atlântica, associado a um fluxo de oeste e noroeste.
Esta mudança na circulação atmosférica deverá traduzir-se numa descida significativa das temperaturas máximas, sobretudo no Norte e Centro do país, depois de vários dias com valores elevados ou muito elevados.
Norte e Centro sentem mais o arrefecimento
A descida não será uniforme em todo o território continental. Enquanto no Norte e Centro os termómetros vão perder vários graus, do Tejo para sul a redução das temperaturas será, de forma geral, mais moderada.
Nas restantes capitais de distrito onde também se prevê uma descida, a variação será inferior a cinco graus:
Aveiro: de 29 ºC para 26 ºC, menos 3 ºC.
Bragança: de 36 ºC para 32 ºC, menos 4 ºC.
Guarda: de 33 ºC para 29 ºC, menos 4 ºC.
Castelo Branco: de 35 ºC para 32 ºC, menos 3 ºC.
Santarém: de 34 ºC para 31 ºC, menos 3 ºC.
Setúbal: de 24 ºC para 23 ºC, menos 1 ºC.
Portalegre: de 35 ºC para 30 ºC, menos 5 ºC.
Évora: de 35 ºC para 31 ºC, menos 4 ºC.
Beja: de 36 ºC para 32 ºC, menos 4 ºC.
Há ainda três capitais de distrito que fogem à tendência predominante.
Lisboa terá uma subida de um grau, passando de 28 ºC para 29 ºC. Em Setúbal, como referido, a descida será de apenas um grau, enquanto Faro mantém os 25 ºC previstos para terça-feira.
Máximas ficam entre 21 e 32 ºC
Esta quarta-feira, as temperaturas máximas previstas para as 18 capitais de distrito de Portugal continental vão variar entre 21 ºC e 32 ºC.
Viana do Castelo será a capital de distrito com a temperatura máxima mais baixa, com 21 ºC, seguida do Porto, com 24 ºC, e de Aveiro, com 26 ºC. Leiria terá 27 ºC, enquanto Braga e Viseu chegam aos 28 ºC e 29 ºC, respetivamente.
Coimbra e Vila Real registam máximas previstas de 30 ºC. Bragança, Castelo Branco e Beja ficam nos 32 ºC, enquanto Guarda terá 29 ºC.
No Centro e Sul, Santarém e Évora atingem 31 ºC, Portalegre e Lisboa 30 ºC e 29 ºC, respetivamente. Setúbal terá 23 ºC e Faro 25 ºC.
Calor intenso dá lugar a uma mudança rápida
A alteração do tempo acontece depois de uma terça-feira ainda marcada por temperaturas elevadas. Na véspera, nove distritos encontravam-se sob aviso laranja devido ao calor, enquanto outros seis estavam sob aviso amarelo. Apenas Lisboa, Setúbal e Faro não tinham qualquer aviso.
O cenário muda de forma clara esta quarta-feira, sobretudo no Norte e Centro. A entrada de ar mais fresco de origem atlântica deverá aliviar o calor sentido nos últimos dias e provocar uma descida particularmente expressiva das máximas.
As diferenças mais significativas surgem em Braga, Leiria e Viseu, onde a temperatura máxima prevista cai oito graus num só dia. Coimbra e Vila Real perdem sete graus, Viana do Castelo seis e Porto cinco.
A sul, a mudança será muito menos pronunciada. Lisboa constitui mesmo uma exceção, com uma subida de um grau, enquanto Faro mantém a mesma temperatura máxima. O resultado é uma forte mudança térmica em apenas 24 horas, com o Norte e Centro de Portugal continental a passarem de valores elevados para temperaturas consideravelmente mais baixas.














