O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai apresentar queixa contra o utilizador identificado como “Volksvargas”, na sequência da divulgação de uma publicação falsa na rede social X que lhe é atribuída e que terá tido elevada difusão pública. A decisão foi confirmada através de um comunicado oficial, no qual o Governo classifica o caso como um ato de desinformação grave.
A publicação em causa consistia numa imagem manipulada, atribuída ao Presidente dos Estados Unidos da América, que simulava uma troca de mensagens com Luís Montenegro. O comunicado do Governo esclarece que “o Primeiro-Ministro de Portugal foi alvo de ato de desinformação com elevada difusão pública” e acrescenta que a alegada mensagem teve origem, aparentemente, no utilizador “Volksvargas”.
De acordo com a nota divulgada, “foi difundida na rede social X uma falsa publicação do Presidente dos Estados Unidos da América com imagem de mensagem atribuída ao Primeiro-Ministro de Portugal”, sublinhando-se que a situação motivará a apresentação de queixa “nas instâncias adequadas”. O Governo não especifica, para já, em que termos jurídicos será enquadrada a participação.
A imagem falsa replicava o formato de uma publicação anteriormente divulgada por Donald Trump na rede Truth Social, na qual o presidente norte-americano exibiu uma troca de mensagens com o presidente francês, Emmanuel Macron. Nessa mensagem real, Macron questionava Trump com a frase: “Não compreendo o que estás a fazer na Gronelândia”.
O Executivo considera que a semelhança visual com uma publicação autêntica contribuiu para a disseminação da informação falsa, potenciando a confusão junto do público.














