TV iraniana mostra imagens impressionantes do lançamento de quase 200 mísseis contra Israel

Uma agência de notícias iraniana divulgou um vídeo na terça-feira, 1 de outubro, que mostra o lançamento de mísseis em direção a Israel na mesma noite. O vídeo, que rapidamente circulou nas redes sociais e meios de comunicação, evidencia a retaliação iraniana contra Israel, em resposta à sua campanha contra os aliados de Teerão, o Hezbollah no Líbano.

A autenticidade do vídeo ainda não foi verificada de forma independente pela Reuters, no que diz respeito ao local e à data exata da gravação. Contudo, este lançamento marca uma escalada significativa nas tensões da região.

De acordo com informações confirmadas pelo porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, o Irão lançou cerca de 200 mísseis balísticos contra Israel na terça-feira. Teerão justificou o ataque como uma retaliação pelas recentes mortes de importantes líderes do Hezbollah e do Hamas. Em reação ao ataque, sirenes de alarme soaram por todo o território israelita, levando os cidadãos a procurar abrigo. “A maioria dos mísseis disparados pelo Irão foi interceptada, incluindo com a ajuda de destróieres navais dos Estados Unidos, mas houve ‘alguns impactos’,” afirmou o porta-voz militar israelita, Daniel Hagari. Vários feridos foram relatados como resultado do ataque.

Este incidente surge após a morte, na semana passada, do líder do Hezbollah, Hasan Nasrallah, pelas forças israelitas, um dos principais aliados de Teerão, e após o início de uma incursão terrestre de Israel no sul do Líbano.

Em paralelo, sete pessoas foram mortas e 11 ficaram feridas num ataque a tiro em múltiplos locais numa zona comercial em Jaffa, Israel, segundo as equipas médicas que responderam ao incidente.