Oeiras começa a cobrar taxa turística a partir de hoje. Saiba quanto vai custar a mais ficar hospedado na cidade
Pouco tempo depois de a cidade de Lisboa ter aprovado o aumento da taxa cobrada aos turistas de 2 para 4 euros, os municípios de Oeiras e Setúbal seguem as pisadas da capital e preparam-se para cobrar 1 e 2 euros, respetivamente. E em Oeiras, a taxa começa a ser cobrada a partir de hoje.
A Câmara Municipal de Oeiras anunciou que esta taxa, no âmbito do Regulamento de Permissões Administrativas, Taxas e outras Receitas (RPATOR), se aplica às unidades hoteleiras e alojamentos locais do concelho, e que prevê arrecadar cerca de 200 mil euros anuais.
O executivo explica que esta taxa tem como objetivo “assegurar uma contrapartida da fruição de um conjunto de atividades e investimentos promovidos pelo Município de Oeiras, relacionados com a atividade turística, nomeadamente, a preservação ambiental, a salvaguarda do comércio tradicional, histórico e de proximidade, a criação de polos de dinamização cultural e recreativa, a gestão do espaço público, da mobilidade e dos transportes, a prestação de serviços municipais de informação e apoio a turistas, a vigilância, segurança e proteção civil no concelho”.