O presidente dos Estados Unidos Donald Trump, recorreu este fim de semana à rede social Twitter para criticar o plano urbano que prevê a construção de uma barragem para proteger Nova Iorque de inundações, com um custo estimado de 200 mil milhões de dólares. «É caro, insensato e hostil para o meio ambiente», declarou o líder da Casa Branca.
A massive 200 Billion Dollar Sea Wall, built around New York to protect it from rare storms, is a costly, foolish & environmentally unfriendly idea that, when needed, probably won’t work anyway. It will also look terrible. Sorry, you’ll just have to get your mops & buckets ready!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 18, 2020
Trump, que chegou a afirmar que as alterações climáticas são um embuste chinês, aconselhou os norte-americanos a usarem «esfregões e baldes» para lidarem com a subida do nível do mar.
Estas declarações não passaram despercebidas ao mayor de Nova Iorque Bill de Blasio que, de seguida, escreveu na mesma rede social: «’Esfregões e baldes’. Perdemos 44 vizinhos no furação Sandy. Devia saber, pois vivia lá naquela altura. A sua negação climática não é apenas perigosa para aqueles que jura proteger – é mortal».
“Mops and buckets”
We lost 44 of our neighbors in Hurricane Sandy. You should know, you lived here at the time.
Your climate denial isn’t just dangerous to those you’ve sworn to protect — it’s deadly. https://t.co/VUNPh8eMrD
— Mayor Eric Adams (@NYCMayor) January 19, 2020
De acordo com o “The Independent, o plano urbano que prevê a construção de uma barragem para proteger Nova Iorque de inundações permanece em fase inicial e o Corpo de Engenheiros do Exército já admitiu que está a analisar outras opções para salvaguardar Nova Iorque de catástrofes naturais.














