Dois novos casos na região Centro elevam para 27 o número de infeções de sarampo em Portugal este ano

Foram confirmados 27 casos de sarampo em Portugal, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS), entre 1 de janeiro e 5 de maio último – na última semana foram registados mais dois casos.

Segundo os dados da DGS, os dois novos casos de sarampo, uma infeção provocada por um vírus e considerada das mais contagiosas, foram confirmados na região Centro.

Segundo o mais recente boletim epidemiológico, foram notificados 182 casos suspeitos, sendo que 155 foram descartados, indicou ainda a direção-geral, que salientou a importância da notificação imediata para garantir a intervenção atempada na redução de cadeias de transmissão.

Os dados da DGS revelam ainda que, “em relação à semana anterior, foram confirmados dois novos casos de sarampo, ambos na região Centro”.

A maior parte dos casos (14) foi registada na região de Lisboa e Vale do Tejo. Segue-se o Norte com oito casos, o Centro com quatro e a Madeira com um. Destes casos, quatro levaram a internamento.

O sarampo é uma infeção provocada por um vírus que se transmite de pessoa a pessoa por via aérea, através de gotículas ou aerossóis de pessoas infetadas, como tosse ou espirros.

De acordo com a DGS, a vacinação é a principal medida de prevenção da infeção e é gratuita em Portugal.

No final de abril, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou que doenças evitáveis por vacinação, como o sarampo e a tosse convulsa, têm vindo a aumentar após a diminuição dos níveis durante a pandemia da Covid-19.

O número de casos de sarampo começou a aumentar em 2023 e a tendência manteve-se em vários Estados-Membros da União Europeia, tendo sido notificados, entre março de 2023 e o final de fevereiro de 2024, pelo menos 5.770 casos de sarampo, incluindo pelo menos cinco mortes, segundo o ECDC.

Número de casos de sarampo praticamente duplicaram a nível mundial num ano, alerta OMS

Sarampo, mpox, hepatite A ou doenças sexualmente transmissíveis: aumento do número de surtos deve fazer soar os alarmes?

OMS pede resposta urgente contra sarampo para proteger milhões de crianças na Europa

Ler Mais