Google restringe acesso a produtos da Xiaomi após falha de segurança

A maioria dos produtos da marca tecnológica chinesa Xiaomi tem a capacidade de conexão com os aparelhos de alta voz inteligentes de outras marcas, contribuindo desta forma para a criação daquilo que se denomina de «casas conectadas».

Esta inovação tecnológica permite o controlo das câmaras de segurança, bem como de outros dispositivos do Google Nest Hub, contudo caso exista alguma falha de segurança, qualquer pessoa consegue visualizar o interior de uma determinada habitação.

Por esse motivo e no sentido preservar a segurança dos seus clientes, a Google decidiu desconectar os seus altifalantes com qualquer outro dispositivo Xiaomi. Os altifalantes são compostos por um ecrã que permite a visualização de vídeos na internet, bem como a verificação das gravações de segurança, que englobam um elevado número de câmaras de diferentes marcas.

As câmaras possibilitam a vigilância e o controlo mais eficaz de habitações, contudo já são conhecidas algumas falhas de segurança em marcas como a Amazon. O proprietário de uma câmara inteligente da Xiaomi, afirmou ter conseguido visualizar imagens de outras habitações no seu ecrã Nest Hub e o mesmo acontece com outros utilizadores.

A justificação encontrada para o sucedido prende-se com os métodos demasiado simples utilizados pelos consumidores que acabam por facilitar em muito o trabalho dos hackers, para além disso considera-se que o sistema deve conter alguma vulnerabilidade que justifique as falhas de segurança.

Todas estas razões fundamentam a decisão da Google de bloquear a conexão com os produtos da marca chinesa, ainda que assumam continuar a contactar a mesma no sentido encontrar uma solução alternativa.

Por sua vez, a Xiaomi emitiu um comunicado citado pelo Business Insider, onde assume a importância da privacidade e da segurança «a Xiaomi prioriza a privacidade e a segurança das informações de todos os utilizadores. Estamos conscientes de que existe um problema de receção de imagens na conexão com a câmara Security Home Basic 1080p no Google Home Hub. Pedimos desculpa pelo incómodo causado aos nossos utilizadores.”