Netanyahu diz que vitória em Gaza é uma questão de “semanas”

O primeiro-ministro israelita anunciou ontem à noite que assim que a operação em Rafah começar, “a fase intensa dos combates estará a semanas de ser concluída”.

Em entrevista à CBS, Netanyahu disse que se tem reunido com as autoridades para delinear um plano para evacuar Rafah, onde 1,4 milhões de palestinianos estão refugiados, e acrescentou que assim que a operação começar a vitória em Gaza é apenas uma questão de semanas.

“Vamos tirá-los do perigo [aos habitantes de Rafah], vamos completar o trabalho e alcançar a vitória, que é necessário para dar um futuro seguro a Israel, um futuro melhor a Gaza e um futuro melhor para o Médio Oriente”, sublinhou.

As negociações para um cessar-fogo foram retomadas em Doha, informaram meios de comunicação próximos ao governo do Egito, mas Netanyahu declarou que as mesmas não vão impedir uma ofensiva em Rafah.

“Se tivermos um acordo (de cessar-fogo), a operação será adiada, mas vai acontecer”, declarou ao canal americano CBS.

A pressão internacional para um cessar-fogo aumentou nas últimas semanas, à medida que o número de mortos na ofensiva militar de Israel no território palestiniano se aproxima de 30.000, a maioria mulheres e crianças, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.

Israel prometeu “aniquilar” o Hamas, que governa Gaza, em resposta ao ataque de 7 de outubro que matou 1.160 pessoas, a maioria civis, segundo um balanço da AFP baseado nos números divulgados pelas autoridades israelitas.

Ler Mais





Comentários
Loading...