Classe E é o modelo mais vendido de sempre da Mercedes-Benz
Com 13 milhões de modelos Classe E entregues (entre berlinas e carrinhas), este é o modelo mais vendido de sempre da Mercedes-Benz, segundo Ola Källenius, membro do Conselho Executivo da Daimler responsável pelo Marketing e Vendas da marca alemã, apontando este automóvel como uma das principais apostas do fabricante para o plano de crescimento da marca até 2020.
Em 2014, foram comercializadas 257.571 unidades, mais 6,2% do que no ano anterior, tendo representado um sucesso especialmente nos mercados asiático (em especial no chinês e sul-coreano) e americano. Segundo a Daimler, quatro em cada cinco clientes Mercedes-Benz compraram este modelo no mês passado. Enquanto na China e Estados Unidos, a berlina é a variante preferida, na Europa, a versão carrinha desempenha um papel importante nas vendas. Já a versão com distância entre eixos mais longa é utilizada como limusina no mercado chinês.
No que concerne a motorizações, a variante E350 da berlina foi a mais vendida em Maio, especialmente nos EUA, enquanto as variantes E 200 BlueTEC e E 220 BlueTEC são as eleitas na versão carrinha. No interior, os consumidores preferem sistemas como o apoio ao estacionamento activo e aquecimento dos bancos nos lugares dianteiros.
Este modelo, cuja primeira geração começou a ser produzida em 1947, em Sindelfingen, conta com uma história de quase 70 anos, embora a designação Classe E apenas tenha surgido em 1993.