A análise de um pente de marfim utilizado para tirar piolhos permitiu descobrir a frase mais antiga conhecida escrita de acordo com o primeiro alfabeto criado: “Que este objeto tire os piolhos do cabelo e da barba”.
O pente, desenterrado em Laquis, onde existiu uma cidade do Antigo Oriente Próximo e agora é um sítio arqueológico e um parque nacional israelense, sugere que os humanos tiveram piolhos durante milhares de anos e nem a classe alta escapou.
O arqueólogo da Universidade Hebraica de Jerusalém Yosef Garfinkel, que ajudou a dirigir as escavações, comentou: “Tinham um pente e nele exprimiram o desejo de tirar os piolhos do cabelo e da barba. Hoje em dia, temos sprays e medicamentos modernos, no passado, não tinham”.
Embora o objeto, que mede 3,5 centímetros por 2,5, tenha sido descoberto em 2017, apenas foi possível decifrar as gravuras pouco profundas na sua superfície recentemente. A análise confirmou que a mensagem foi escrita com o alfabeto cananeu, inventado há cerca de 3.800 anos, relata o jornal The Guardian.
Os investigadores acreditam que a frase foi escrita por volta de 1.700 a.C., dado que o pente está gasto e perdeu os dentes, contudo os especialistas concluíram que tinha seis dentes amplamente espaçados para remover partes empeçadas de um lado e 14 dentes estreitamente espaçados do outro para tirar piolhos.
Embora os pentes antigos fossem feitos de madeira, osso e marfim, este nota-se que terá sido caro e pertencia a uma família com posses.
Os primeiros sistemas de escrita do mundo tiveram a sua origem na Mesopotâmia e no Egipto por volta de 3.200 a.C., porém não eram alfabéticos, utilizavam centenas de sinais diferentes para representar palavras ou sílabas e, como tal, precisavam de anos para se descodificar.













