Netflix é destronada pelos gigantes do entretenimento
Desde o início da indústria do streaming até há bem pouco tempo, a Netflix era a rainha do mercado com cerca de 208 milhões de subscritores — quase metade do total mundial, se excluíssemos das contas as plataformas chinesas.
No entanto, os resultados do primeiro trimestre deram um murro na mesa e viraram por completo o mundo empresarial do streaming.
A Netflix registou apenas mais 4 milhões de assinaturas durante os primeiros três meses do ano, das quais apenas 450 mil a partir dos EUA e do Canadá, um valor preocupante, tendo em conta que a maior fatia do seu target é proveniente destes países. As ações caíram 10% no último ano, de acordo com uma análise do Financial Times.
Já a Disney Plus atraiu 9 milhões de assinaturas durante o primeiro trimestre, seguida da ViacomCBS com 6 milhões, e da HBO, a única que fica atrás da Netflix no mercado global, com 3 milhões de subscritores, mas que mesmo assim vence a plataforma emissora do “The Crown” nos EUA onde recebeu durante estes três primeiros meses do ano 3 milhões de updates para o serviço streaming Max.
No último ano e meio, Disney, Apple, WarnerMedia, Comcast e outras marcas da velha guarda do entretenimento lançaram novas plataformas de streaming.
Atualmente, há mais de 100 sites online de referência na área do streaming, com vários nichos desde o terror, como é o caso da Shudder até às corridas de cavalos com a Horse & Country.
Reed Hastings, um dos fundadores da Netflix, desvalorizou estes resultados: “não detetamos qualquer tipo de ameaça de mercado nestes números”.