EDP junta-se a programa de aceleração internacional

A EDP é uma das empresas integrantes do consórcio internacional Free Electrons, cuja missão é recrutar startups com ideias para desenvolver nos campos da energia limpa, eficiência energética, mobilidade eléctrica, digitalização e serviços de apoio ao cliente.

Ao lado da empresa portuguesa nesta demanda estão também a AusNet Services, Dubai Electricity and Water Authority, ESB, innogy, Origin Energy, Singapore Power e Tokyo Electric Power Company. O Free Electrons conta ainda com o apoio da New Energy Nexus e swissnex San Francisco enquanto parceiros.

Juntos promovem um programa global de aceleração de startups, divido em três módulos, sendo que um deles decorrerá entre Lisboa e Dublin. As candidaturas já estão abertas, prolongando-se até 28 de Fevereiro. Em Abril, serão conhecidas as startups seleccionadas.

Luís Manuel, administrador da EDP Inovação, acredita que é preciso «desenvolver instrumentos que façam estas empresas vir até nós e lhes dêem condições para serem bem-sucedidas», referindo-se às startups com ideias inovadoras. Em comunicado, o responsável acrescenta que o Free Electrons não só abre o mundo das utilities às startups, como também oferece acesso a uma base de clientes global e aceleração da execução de acordos com as empresas parceiras.