VIII Barómetro Executive Digest: José Gonçalves

2019 com optimismo? A competitividade empresarial é um dos temas de maior preocupação para o painel do Barómetro da Executive Digest. Isto, aliado à capacidade de assegurar, ou não, o mesmo nível de exportações.

José Gonçalves – presidente da Accenture

É importante notar que continua a existir uma forte ambição de crescimento do volume de negócios (73% das respostas a este Barómetro), mas seria desejável se verificássemos uma maior aposta no aumento das exportações. De facto, apenas 8% das respostas identificam este desafio como sendo importante, o que pode significar que continuamos a pensar os mercados de uma forma convencional, não aproveitando a oportunidade que o digital nos está a proporcionar de exportar produtos e serviços para qualquer parte do mundo e criar, com isso, novos negócios à escala global.

O regresso de África como o principal mercado de aposta em exportação (18% das respostas) reforça esta mesma ideia, provavelmente procurando aproveitar uma maior estabilização económica e política dos países lusófonos, e não se notando uma evolução desejável e clara na aposta em mercados com enorme potencial e forte apetência digital, como é o caso da Ásia ou da América do Norte.

Finalmente, algo preocupante a realçar é uma subida nítida na intenção de redução do investimento, de 2% para 10%. Trata-se de um problema estrutural de Portugal, pelo que o nosso País necessita, cada vez mais, de atrair capital estrangeiro, e dificilmente compatível com a ambição evidenciada de forte crescimento dos negócios.

Leia este artigo na íntegra na edição de Fevereiro de 2019 da Executive Digest.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
178 restaurantes juntam-se à Rota de Tapas Estrella Damm
Automonitor
Quer o novo Peugeot 208? Encomendas abrem hoje…