Volvo apresenta projecto com carros autónomos
O fabricante sueco Volvo apresentou um sistema de condução em piloto automático que permite a integração de carros autónomos, ou seja, sem condutor, em situações de trânsito real.
Este é já o segundo ano do projecto “Drive Me” que tem como objectivo colocar em circulação cem automóveis autónomos nas estradas suecas até 2017, para que condutores Volvo anónimos possam experimentar esta realidade. O modelo escolhido para incorporar esta tecnologia é o SUV XC90, a mais recente novidade da marca. “Estamos a entrar num território inexplorado no campo da condução autónoma”, afirma Dr. Peter Mertens, Vice Presidente Sénio de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo.
Estes automóveis estarão equipados com sensores, radares, câmaras, scanner laser, visão 360º, mapas 3D, uma nuvem de informações com sistema de posicionamento e tecnologia de travões inteligente e automáticos.
Os maiores desafios na produção desta frota passam pela criação de automóveis robustos o suficiente para cenários de trânsito, assim como pelas falhas técnicas que podem ocorrer. Para garantir a segurança dos passageiros, a Volvo criou um sistema de back up, que, tal como ocorre na aviação, permite ao automóvel sem condutor continuar a funcionar se um elemento do sistema tiver algum problema técnico.