Este cubo megalómano vai custar 46 mil milhões de euros, será a maior estrutura do mundo, mas há receios que seja “construído com sangue saudita”

A ambição de criar construções colossais continua a ser uma marca da Arábia Saudita com o projeto do Mukaab, que promete ser a maior estrutura do mundo, se realizado conforme o planeado. Com impressionantes 400 metros de lado, 396 metros de altura e 362 metros de largura, o Mukaab poderá abrigar até 20 edifícios Empire State.

Este cubo monumental será o ponto focal do New Murabba, uma nova comunidade em Riad, que incluirá escolas, unidades de saúde, lojas, restaurantes e um estádio com capacidade para 45.000 pessoas. A New Murabba Development Co. já deslocou mais de 10 milhões de metros cúbicos de terreno para dar início à construção.

No interior do Mukaab, as experiências prometem ser futuristas, com projeções holográficas alimentadas por inteligência artificial que apresentarão destinos variados, enquanto as paredes externas serão equipadas com tecnologia de realidade virtual.

Contudo, a construção não está isenta de controvérsias. Críticos expressaram preocupações sobre as semelhanças do Mukaab com a Caaba de Meca, um dos santuários mais sagrados do islamismo, levantando questões sobre o respeito à cultura e à religião. Além disso, há receios de que a estrutura seja “construída com sangue saudita”, dada a falta de transparência em relação às condições de trabalho e à compensação dos operários.

O Mukaab é apenas uma parte dos “gigaprojetos” em que o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman está focado, numa tentativa de reduzir a dependência da Arábia Saudita do petróleo.