Nunca pesquise estas 4 palavras no Google. A polícia pode bater-lhe à porta

Um casal de Long Island, nos EUA, viveu uma experiência surreal quando as suas pesquisas aparentemente inofensivas na internet resultaram na visita da polícia à sua casa.

Em 2013, Michele Catalano e o seu marido decidiram pesquisar “panelas de pressão” e “mochilas” online, sem saber que essas palavras iriam criar uma tempestade de alarme.

Michele, uma escritora freelancer, partilhou a história no seu blog, explicando que sua pesquisa por utensílios domésticos acabou por gerar preocupações de segurança. Dois dias após a pesquisa, o marido de Michele fez a mesma pesquisa no seu computador de trabalho, o que levantou alertas na empresa onde trabalhava. O motivo? As investigações sobre o atentado na Maratona de Boston, que envolviam mochilas e panelas de pressão.

Nesse sentido, o departamento de TI da empresa notificou o Departamento de Polícia do Condado de Suffolk. Como resultado, foram enviados vários veículos da polícia à residência do casal para investigar possíveis atividades terroristas.

Michele descreveu a cena no seu blog, relatando a presença de “três SUVs pretos” em frente à sua casa, com a polícia a acreditar que o casal estava à procura de informações para fabricar uma bomba. Contudo, ao chegarem, as autoridades não encontraram nada além de moradores perplexos.

Após a operação, a polícia do Condado de Suffolk divulgou um comunicado, explicando que a denúncia havia sido gerada por buscas suspeitas realizadas por um ex-funcionário.