pub

Sem aulas, com ponte e circulação proibida entre concelhos. Como vão ser os próximos feriados

Tal como aconteceu no feriado de 1 de Novembro, os portugueses vão ver limitadas as suas liberdades nos períodos que abarcam os primeiros feriados de Dezembro. Entre as 23h de 27 de Novembro e as 5h de 2 de Dezembro, não será permitida a circulação entre concelhos.

O mesmo acontecerá também entre as 23h de 4 de Dezembro e as 5h de 9 de Dezembro, segundo avança o primeiro-ministro após reunião do Conselho de Ministros. Irão aplicar-se, porém, as mesmas excepções a que os portugueses já estão habituados, nomeadamente a possibilidade de cruzar concelhos para trabalhar. No entanto, é necessária uma declaração que comprove isso mesmo.

Ainda sobre os feriados de 1 e 8 de Dezembro, para evitar um tráfego alargado de pessoas, o Governo português determina a suspensão das actividades lectivas nos dois dias que os antecedem, ou seja, 30 de Novembro e 7 de Dezembro.

No mesmo sentido, o Governo irá dar tolerância de ponto nestas duas segundas-feiras à administração pública. António Costa apela ainda às entidades privadas para que dispensem os seus trabalhadores nos dias 30 de Novembro e 7 de Dezembro, seguindo o exemplo do Estado.

Recorde-se que o Parlamento aprovou esta sexta-feira a renovação do Estado de Emergência em Portugal a partir de terça-feira para permitir medidas de contenção da COVID-19, com votos a favor de PS e PSD. Votaram contra PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira. BE, CDS-PP e PAN abstiveram-se, enquanto a deputada não inscrita Cristina Rodrigues votou a favor.

O actual período de Estado de Emergência começou às 00:00 do passado dia 9 e termina às 23:59 de dia 23. O próximo vai decorrer entre 24 de Novembro e 8 de Dezembro.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...