Quando dois antigos primeiros-ministros se sentam a conversar

Francisco Pinto Balsemão e José Maria Neves participaram num painel sobre “Democracia e Governança: Um Futuro a Construir” e a conversa entre os dois resultou num livro. A transcrição da intervenção dos antigos primeiros-ministros de Portugal e Cabo Verde, respectivamente, na IV Conferência da Fundação José Maria das Neves para a Governança, realizada no ano passado, é lançada no próximo dia 23.

Segundo é explicado em comunicado, o “o livro é sobre duas personalidades que se encontram para conversar, antes de mais, sobre a premissa oblíqua do ‘nosso ser político e nosso ser na política’, diálogo que se extravasa por temas plurais e diversos, uns de interesse histórico, outros de actualidade política”. As novas sociedades em rede, nascidas a partir das redes sociais, e as novas formas de legitimação e representação políticas são alguns dos assuntos abordados.

Também a globalização, o populismo, as mudanças climáticas, os Estados-Nação e a emergência de estados transnacionais são explorados pelos dois autores. Recorde-se que Francisco Pinto Balsemão é também ex-dirigente do PSD e ocupa, actualmente, o posto de presidente do Conselho de Administração da Impresa. José Maria Neves, por seu turno, é ex-dirigente do PAICV e dedica-se, hoje, ao ensino.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Matrics quer revolucionar mercado do gaming em Portugal
Automonitor
Alpine A110S é uma versão ainda mais exclusiva