A bolsa de Lisboa negociava hoje praticamente inalterada ao fim de hora e meia, subindo 0,03%, com os ganhos iniciais das energéticas a serem amortizados pelos restantes desempenhos.
Pelas 09:35 em Lisboa, o PSI ganhava 0,03%, para 9.187,61 pontos, em contraciclo com o resto da Europa, com 10 empresas em baixa e seis em alta.
As subidas eram lideradas pela Ibersol que ganhava 4,17%, para 12,50 euros. Apesar do ganho em termos percentual, foram apenas movimentadas cerca de 4.300 ações desde a abertura da sessão.
Além da Ibersol, destacava-se o desempenho das energéticas: a Galp ganhava 2,49% para 18,93 euros, a REN crescia 1,08% para 3,74 euros, a EDP subia 0,75% para 4,45 euros e a EDP Renováveis valorizava 0,30% para 13,40 euros.
No ‘verde’ estava ainda a NOS, que crescia 0,54% para 5,57 euros por ação.
Em sentido inverso, as construtoras Teixeira Duarte e a Mota-Engil eram as que mais perdiam, com as suas cotações a recuarem, respetivamente, 2,91% e 2,87% para 0,43 euros e 4,90 euros.
Os CTT perdiam 1,67% para 6,49 euros, o BCP 1,37% para 0,89 euros e a Altri 0,82% para 4,86 euros.
O preço por ação da Semapa recuava 0,44% para 22,4 euros, o da Jerónimo Martins 0,38% para 21,16 euros e o da Corticeira Amorim 0,30% para 6,63 euros.
Com perdas mais modestas estavam as cotações da Navigator (-0,24% para 3,37 euros) e a Sonae (-0,10% para 1,98 euros).
As bolsas europeias iniciaram a semana com quedas acima de 1%, enquanto se aproxima o fim do cessar-fogo no Irão e com o barril de Brent a subir mais de 4% com o estreito de Ormuz encerrado.
O barril de Brent para entrega em junho, a referência para a Europa, era negociado a 94,62 dólares, mais 4,7% que o valor de fecho, enquanto o preço do gás natural TTF subiu 3,3% para 40,97 euros por megawatt/hora.
Nos mercados cambiais, o euro mantinha-se estável, perdendo 0,03%, e era negociado a 1,176 dólares. Já a bitcoin subia 0,19% e cifrava-se em 74.804,6 dólares.
A onça de ouro perdia 1,36%, para 4.812,9 dólares, e a de prata 2,5%, para 79,81 dólares.



