Aeroporto! Mas estão à espera de quê?

Por Ricardo Florêncio

Não se consegue entender quais as razões que existem para que as obras no aeroporto do Montijo ainda não tenham arrancado. Não sei se é a solução ideal, mas em todos os estudos e projecções que se fizeram durante vários anos, concluiu-se que era a melhor solução para o curto/médio prazo. E então? Porque não se avança? Não vale a pena fazer mais estudos e mais planos. Nem vale a pena estarmos à espera de uma solução para o que será melhor daqui a 20 ou 30 anos. Precisamos é de decisões e de acção já, pois está tudo planeado para arrancar com esta obra!

Talvez esta solução não viesse resolver todos os problemas que assistimos hoje no aeroporto de Lisboa. Mas decerto que vinha minorá-los. Então, estão à espera de quê?

O Turismo é – e nos tempos mais próximos continuará a ser – um dos grandes motores da nossa economia. É mesmo o maior responsável pelo crescimento que temos vindo a assistir. Mas, já todos concluímos que o aeroporto de Lisboa, hoje, e como está, não tem mais capacidade, e coloca em causa essa mesma recuperação da economia, pois está a condicioná-la e a limitá-la. E então? Estão à espera de quê?

Editorial publicado na revista Executive Digest nº 196 de Julho de 2022