Volup, a app que está a levar comida de chef a sua casa

Começou a utilizar as aplicações de entrega ao domicílio com bastante regularidade durante o primeiro confinamento. Adora comer bem, mas odeia cozinhar, pelo que estas plataformas vieram preencher um vazio real no seu dia-a-dia. Mas sempre que encomendava, Álvaro Meyer, CEO da startup Volup, tinha dois problemas: «Primeiro, nunca encontrava aqueles restaurantes que eu gostava e os quais visitava antes da pandemia, e segundo, muitas das vezes a encomenda chegava mal porque o estafeta fazia várias encomendas ao mesmo tempo, não tratava o pedido com cuidado e/ou vinha de bicicleta ou trotinete. Falei com alguns destes restaurantes que estavam a lançar o seu próprio canal de delivery, e o feedback era sempre o mesmo: não queremos arriscar a nossa marca e o nosso serviço nestas plataformas e nunca vamos trabalhar com eles. Nessa altura comecei a encomendar directamente nestes restaurantes e a experiência não melhorou: atrasos, pratos mal seleccionados, packaging não adequado etc., o que provou que estes restaurantes não tinham o know-how para fazer um bom trabalho neste novo canal. Foi nesse momento que tive a ideia de criar uma plataforma que reunisse todos os restaurantes deste segmento e fizesse um bom trabalho desde a selecção dos pratos até ao processo de entrega ao cliente. Meti as mãos na massa e em oito semanas já tínhamos os primeiros cinco restaurantes, e lançámos a primeira versão da aplicação», recorda o CEO. 

 

A Volup, uma aplicação de entregas que actua no segmento mais alto da restauração e conta com vários restaurantes com estrela Michelin, acaba de anunciar a chegada de 17 novidades em Lisboa e Cascais, aumentando a sua oferta total para 90 restaurantes, quase uma centena de possibilidades para usufruir de uma refeição de elevada qualidade em casa. Criada por Álvaro Meyer, distingue-se pela vasta oferta de restaurantes de excelência e pela qualidade do serviço de entrega. Nasceu no final de 2020 e desde aí que se tem vindo a afirmar junto dos portugueses que procuram usufruir do melhor da gastronomia no conforto do seu lar.

Sobre a campanha de equity-crowdfunding que vai permitir aos clientes, parceiros e qualquer outro interessado, assumir parte do capital social da Volup e participar activamente no crescimento da empresa, e nos seus planos de futuro, o CEO não podia estar mais satisfeito.  «Na preparação da nossa ronda de investimento falei com alguns dos nossos melhores clientes para ver se estavam interessados em juntar-se. Para a minha surpresa todos disseram que sim, e foi nesse momento que decidi ir por este caminho e dar a oportunidade a mais clientes de fazerem parte da família Volup. O balanço que faço até agora é muito positivo, os clientes que investiram encomendam cada vez mais e isto tem tido um impacto também muito positivo nas nossas vendas», acrescenta. 

 Álvaro cresceu em Espanha, onde a mentalidade a nível de empreendedorismo é muito similar à portuguesa. «Acho que estamos a anos luz de certos países como EUA, Alemanha ou Israel, mas nestes últimos cinco anos tenho experimentado uma forte mudança, em que Portugal tem aberto as portas a uma comunidade de empreendedores de todos os sectores e nacionalidades. Cabe-nos também a nós criar as bases e ajudar a próxima generação de empreendedores.» E que conselhos dá a quem gostaria de criar um negócio próprio? «Resumiria todos os meus conselhos no famoso slogan da Nike: Just do it.» 

Entrevista publicada na edição nº208, de julho, da Executive Digest
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