Há uma ‘frase mágica’ que deve dizer para parar de receber chamadas de spam

Já recebeu certamente chamadas comerciais, também conhecidas como chamadas de spam?

Esta é uma das práticas das empresas, para tentar vender um produto ou serviço, que mais incomoda os utilizadores, uma vez que na maioria dos casos o que oferecem não tem interesse ou pura e simplesmente chega numa altura complicada do dia.

Se é o caso, é normal que queira acabar com este tipo de chamadas o mais rapidamente possível para não criar mais confusão entre uma chamada comercial e uma potencial fraude telefónica.

Mas há uma ‘frase mágica’ que pode usar para travar estas iniciativas, de acordo com o jornal espanhol ‘El Economista’.

Quando recebemos uma dessas chamadas, a tentação é desligar imediatamente ou tentar despachar o quanto antes: porém, isso só adia o problema, pois horas ou dias depois receberemos novamente a mesma chamada. A chave é fazer a seguinte pergunta: “Onde é conseguiu o meu número?”

Isto porque com a lei de proteção de dados as empresas não podem fazer ligações aleatórias como antes, além de que estão obrigadas a revelar onde conseguiram o número e qual o tratamento que estão a fazer dessas informações.

Com esta situação, há dois finais: o primeiro, onde nos dizem que se trata de uma empresa com a qual assinámos algum tipo de contrato ou acordo, e entre as condições está aquela em que autorizámos a fazer ligações comerciais.

No entanto, pode acontecer que se recusem a fornecer-lhe esta informação, o que é ilegal, significando com isso que a chamada foi feita de forma aleatória. Nestes casos, com essa ‘frase mágica’, normalmente desligam e, em princípio, não voltam a ligar.

Ler Mais