União Europeia aprova a primeira vacina para o vírus sincicial respiratório

Os reguladores europeus aprovaram, esta quarta-feira, a primeira vacina para o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por milhares de hospitalizações e mortes anualmente no espaço europeu.

A vacina, conhecida por Arexvy, é fabricada pela farmacêutica britânica GSK e foi projetada para proteger as pessoas com 60 ou mais anos. De acordo com a agência ‘Reuters’, a complexa estrutura molecular do vírus e as preocupações de segurança com as tentativas anteriores de vacina frustraram os esforços para desenvolver uma vacina com sucesso desde que o vírus foi descoberto em 1956.

O lançamento da nova vacina é esperado neste outono, antes da temporada 2023/2024 do RSV, embora a empresa britânica não espere um lançamento significativo na Europa este ano. Na Europa, o RSV leva a mais de 270 mil hospitalizações e cerca de 20 mil mortes hospitalares em adultos com mais de 60 anos a cada ano. O RSV geralmente causa sintomas semelhantes aos da constipação mas é uma das principais causas de pneumonia em crianças e idosos.