Tesla confirma que vai lançar robô humanoide para o mercado até ao final de 2025

Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou na passada terça-feira os seus planos ambiciosos para o lançamento do robô humanoide “Optimus”, sublinhando que os robôs irão, no futuro, gerar mais receita à empresa do que os carros.

Segundo Musk, o robô humanoide Optimus, ainda em desenvolvimento pela Tesla, estará apto a realizar tarefas úteis nas fábricas até o final deste ano e pode chegar ao mercado até o final de 2025, revela a ‘Forbes’.

Durante uma sessão com investidores, o multimilionário mostrou confiança de que a Tesla está bem posicionada para produzir os robôs em escala, afirmando que eles podem tornar-se o ativo mais valioso da empresa e superar o valor combinado de todos os outros produtos.

Especialistas, como Animesh Garg, professor assistente de robótica e IA no Instituto de Tecnologia da Geórgia, consideram o cronograma de Musk “agressivo”, porém “realista” do ponto de vista do lançamento. No entanto, eles questionam a utilidade prática do Optimus, destacando a importância das suas habilidades operacionais e a sua fiabilidade em ambientes industriais.

Jonathan Aitken, roboticista da Universidade de Sheffield, e Christian Hubicki, professor de robótica na Florida State University, também expressaram ceticismo quanto ao cronograma proposto por Musk, sublinhando a falta de um estudo de caso convincente para os robôs humanoides.

Assim, os especialistas em robótica destacam os desafios técnicos e práticos que ainda precisam de ser superados.

Ler Mais