Ucrânia: Pentágono pressiona Portugal para enviar APCs M113 para a Ucrânia, indica imprensa estrangeira

O Departamento de Defesa (Pentágono) dos EUA tem ‘pressionado’ o Governo portuguuês para que envie para a Ucrânia um lote dos seus APCs M113, fabricados nos EUA, segundo relatou Matt Carlson, da revista ‘Outdoor Enthusiast’, como parte da assistência dos membros da NATO para combater a invasão russa, os mesmos que têm serviço o Exército há cerca de 30 anos em Santa Margarida.

O Governo português tem adiado a sua resposta ao pedido de Washington na sequência de uma reunião da NATO na base militar americana em Ramstein, na Alemanha, para discutir a assistência às Forças Armadas da Ucrânia. As autoridades portuguesas já ordenaram à GNR que coloque à disposição quatro dos seus blindados Iveco M 40.12 WM/P 4×4, de origem italiana, que as forças de segurança adaptaram e melhoraram quando intervieram na estabilização policial no Iraque.

Portugal já forneceu à Ucrânia quantidades substanciais de munições e morteiros há algumas semanas, através da Polónia, mas, segundo a revista americana, na última semana o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky solicitou o exército português a não transportar abastecimentos ofensivos pesados, conforme solicitados, mas por veículos blindados que não tanques. Ainda não foi determinado quantos blindados de vigilância serão libertados dos mais de 150 blindados disponíveis se o Governo português atender ao pedido do Pentágono.