Ucrânia conta com nova arma para combater a Rússia: tanques alemães desenhados pela Porsche chegam a Kiev

A Ucrânia tem uma nova arma na sua luta contra a Rússia – tanques de batalha alemães da época da Guerra Fria. De acordo com o ‘The New York Times’, não são uns tanques quaisquer: foram projetados pela Porsche e fabricados pela Krauss-Maffei, na Alemanha Ocidental.

A Alemanha enviou 10 tanques Leopard 1A5 desativados para a Ucrânia em agosto último – estes tanques entraram ao serviço em 1965 e foram utilizados pela última vez pelo exército alemão em 2000. O modelo 1A5 foi desenvolvido na década de 1980.

Desde então, muitos dos tanques alemães foram armazenados em armazéns por toda a Europa até que o Governo alemão aprovou, em fevereiro, a doação de 100 veículos, assim que fossem reformados, à Ucrânia.

Apesar da sua idade, os especialistas alemãs sublinharam que o Leopard 1A5 poderia ser uma arma útil. De acordo com o tenente-general Andreas Marlow, que supervisiona o programa de treino alemão para os ucranianos, sublinhou que o modelo tinha capacidade de visão noturna e um sistema de estabilização de armas e, ao contrário de muitos dos tanques de batalha mais antigos usados ​​na Ucrânia, poderia ser conduzido para trás.

O Leopard 1A5 é também era mais fácil de dominar, manter e consertar do que a sua versão moderna, o Leopard 2A6, garantiu Marlow. Desde fevereiro, tripulações de tanques ucranianos têm treinado na Alemanha a operação do Leopard 1A5 e de outros sistemas de armas importantes doados à Ucrânia. As tripulações dos tanques treinam seis dias por semana durante seis semanas antes de regressar à Ucrânia.