Russos impedidos de viajar e indesejados na Europa? “Vão para África de férias”, aconselha Medvedev

O antigo Presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia voltou a fazer declarações polémicas, mas desta vez não incluíram nenhuma ameaça ao Ocidente ou aos membros da Nato. Questionado sobre as sanções internacionais e restrições que muitos russos enfrentam por parte de países ocidentais, e que limitam as viagens que podem fazer, Medvedev sugeriu que fossem de férias para África.

Os comentários foram feitos no fórum em Moscovo, em que Medvedev destacou que os laços cada vez mais fortes da Rússia com o continente africano fazem dele um destino de férias de eleição.

Por outro lado, o responsável recordou que, em setembro de 2022, a União Europeia suspendeu o acordo de facilitação de vistos com a Rússia, que restringiu, ainda que não tenha proibido, a entrada de cidadãos russos na Europa.

A Estónia foi mais longe e até proibiu russos com vistos emitidos por Talín de entrarem no país, e permanece a ameaça que mais países façam o mesmo.

Assim, Medvedez sugeriu que os russos olhem além das hipótese óbvias e habituais para destinos de viagem.

“Estávamos mesmo agora a falar sobre os europeus que, na verdade, neste momento não nos querem ver muito”, disse em resposta à pergunta de um membro da audiência na plataforma de discussão ‘O Futuro da Rússia’.

“Mas poderíamos ir passar férias a África, ou noutros locais, Naturalmente, viajem pela Rússia, mas também vão a África. Eles sabem como receber as pessoas lá”, aconselhou Medvedev.

“Isto é absolutamente verdade, posso confirmar pelas memórias que tenho de lá”, acrescentou o antigo líder russo.

Ler Mais