Rússia está pronta para lançar ofensiva contra país da NATO, alerta Polónia

O presidente russo, Vladimir Putin, já está preparado para uma pequena operação contra os estados fronteiriços da NATO no nordeste da Europa, alertou esta quarta-feira o chefe da contraespionagem militar polaca.

De acordo com Jaroslaw Strozyk, “Putin certamente já está preparado para alguma minioperação contra um dos países bálticos”: o responsável, em declarações à publicação ‘Dziennik Gazeta Prawna’, alertou que o líder russo estaria pronto “para entrar na famosa cidade fronteiriça de Narva (Estónia)” ou “para desembarcar numa das ilhas suecas”.

Para Strozyk, os objetivos imperialistas do Kremlin foram de certa forma travados pela resposta da NATO à sua guerra contra a Ucrânia. “O que o Ocidente está a fazer em conjunto para apoiar a Ucrânia mostra-lhe que, no caso de um ataque à NATO, a resposta ocidental seria ainda maior”, destacou o chefe da espionagem.

Grande parte da força militar russa, normalmente disposta ao longo das fronteiras da NATO, foi transferida para a Ucrânia, onde as forças de Moscovo sofreram graves baixas com relativamente poucos ganhos. Mas os líderes aliados alertaram repetidamente que a Rússia pretende regenerar as suas forças armadas para ameaçar as fronteiras da NATO, mantendo e expandindo simultaneamente operações secretas e híbridas.