Rússia ameaça fazer de França um “alvo militar legítimo” se enviar tropas para a Ucrânia

As autoridades russas ameaçaram, esta quarta-feira, transformar França num “objetivo militar legítimo” se Paris enviar tropas para a Ucrânia, como já alertou o presidente francês Emmanuel Macron. De acordo com a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova, há cada vez mais cidadãos franceses a morrer na frente ucraniana e alertou que “se França aparecer na zona de conflito serão inevitavelmente alvos de guerra”. “Parece-se que Paris já tem provas disso”, afirmou.

Recorde-se que, esta segunda-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, salientou que os exercícios nucleares do exército russo, que vão decorrer em breve, são motivados por declarações de líderes internacionais, como o presidente francês, sobre a possibilidade de enviar tropas para a Ucrânia.

“Se me perguntarem de que declarações de representantes ocidentais estamos a falar, é óbvio que se tratam de declarações de Macron”, indicou Peskov, que também criticou as palavras do ministro dos Negócios Estrangeiros, David Cameron.

As autoridades russas convocaram o embaixador francês, Pierre Levy, para protestar contra este assunto, enquanto Paris acusou Moscovo de “intimidação e manipulação” em relação ao referido apelo.