Quer saber para onde vai o dinheiro dos seus impostos?

Quer saber para onde vão os seus impostos? Se já submeteu a sua declaração de rendimentos, terá reparado num gráfico elaborado pela Autoridade Tributária (AT), que indica onde é destinado o dinheiro averbado pelo Estado.

Assim, A AT indicou que 25% da verba é canalizada para proteção social, sendo que 22% se destinam à saúde, 12% à educação e 13% aos serviços gerais da Administração Pública. Há ainda verbas destinadas a operações relacionadas com a dívida pública (8%), transportes (4%), assuntos económicos (8%), Defesa (2%) e desporto e cultura (1%).

A entrega da declaração anual dos rendimentos obtidos em 2023 iniciou-se a 1 de abril e termina em 30 de junho.

De acordo com os prazos previsto na lei, a liquidação do IRS tem de estar concluída em 31 de julho, tendo o imposto de ser pago ou devolvido (via reembolso) até 31 de agosto.

Segundo indicou o Ministério das Finanças à Executive Digest, até esta quarta-feira, “o número de declarações de IRS entregues supera já os 2 milhões (2 042 060 declarações, 890 mil das quais via IRS automático), tendo sido já emitidos 205 mil reembolsos”.

O prazo médio dos reembolsos pagos situa-se em 12,8 dias, segundo o ministério liderado por Joaquim Miranda Sarmento. Inicialmente as previsões apontavam que o prazo entre entrega da declaração e chegada do reembolso, com IRS automático, estivesse entre 15 e 17 dias.

No total, até agora, os reembolsos pagos aos contribuintes ascendem a 21,7 milhões de euros, com um valor médio de 867 euros.

Reembolsos de IRS já emitidos totalizam 21,7 milhões de euros

Jovens dependentes do IRS dos pais não podem beneficiar do prémio salarial do Governo

IRS: Reembolsos estão mais rápidos e valor médio é de 867 euros. Veja quanto tempo os contribuintes estão a aguardar

Ler Mais