IRS: Reembolsos estão mais rápidos e valor médio é de 867 euros. Veja quanto tempo os contribuintes estão a aguardar

Os reembolsos do IRS já começaram a chegar às contas dos contribuintes que entregaram as declarações de IRS, relativas ao ano de 2023, com o IRS automático, logo nos primeiros dias de abril. Para os restantes, que entregaram através de preenchimento manual, o processo deverá ser um pouco mais demorado.

Segundo indica o Ministério das Finanças à Executive Digest, até esta quarta-feira, “o número de declarações de IRS entregues supera já os 2 milhões (2 042 060 declarações, 890 mil das quais via IRS automático), tendo sido já emitidos 205 mil reembolsos”.

O prazo médio dos reembolsos pagos situa-se em 12,8 dias, segundo o ministério liderado por Joaquim Miranda Sarmento. Inicialmente as previsões apontavam que o prazo entre entrega da declaração e chegada do reembolso, com IRS automático, estivesse entre 15 e 17 dias.

No total, até agora, os reembolsos pagos aos contribuintes ascendem a 21,7 milhões de euros, com um valor médio de 867 euros.

A entrega da declaração anual dos rendimentos obtidos em 2023 iniciou-se em 01 de abril e termina em 30 de junho.

De acordo com os prazos previsto na lei, a liquidação do IRS tem de estar concluída em 31 de julho, tendo o imposto de ser pago ou devolvido (via reembolso) até 31 de agosto.

Como consultar o reembolso do IRS

Pode consultar o reembolso do IRS online no Portal das Finanças. Tem de selecionar as opções: Início > Os Seus Serviços > Consultar > Informação Financeira > Movimentos Financeiros. É necessário selecionar o ano (2022) e o tipo de imposto (IRS) e clicar em “pesquisar” para obter o resultado.

Se aparecerem valores nos resultados associados ao Reembolso, carregue em detalhe para saber mais informações. Se ainda aparecer tudo a zeros significa que o reembolso ainda não foi emitido.

Depois de o Estado liquidar o seu reembolso, o dinheiro deve demorar cerca de três dias úteis até ficar disponível na sua conta bancária. Se receber o reembolso por cheque ou vale postal, pode demorar mais.

A entrega da declaração do Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares (IRS) e a confirmação do IRS Automático teve início a 1 de abril e decorre até 30 de junho.

Ler Mais