Quase metade das pessoas quer mudar de emprego até 2025

Um novo estudo colaborativo entre a Microsoft e o LinkedIn revela que quase metade das pessoas pretende mudar de emprego até 2025. O mais recente Work Trend Index revela que 46% das pessoas em todo o mundo estão a pensar em dar esse passo, marcando um aumento notável desde a Grande Demissão de 2021.

Contrariando a ideia convencional de que a Inteligência Artificial (IA) levaria a uma diminuição de empregos, os dados revelam uma realidade onde a procura por competências em IA está em alta.

O estudo destaca também a necessidade urgente de capacitação em IA, com dois terços dos líderes empresariais a afirmarem que não contratariam alguém sem conhecimentos nessa área. Esta é uma preocupação particularmente relevante para áreas como cibersegurança, engenharia e design criativo, que enfrentam uma escassez crescente de talentos qualificados.

No entanto, apesar da crescente procura por habilidades em IA, há uma lacuna significativa em termos de formação oferecida pelas empresas. Apenas 39% dos profissionais recebem formação em IA dos seus empregadores, levando muitos a procurar competências por conta própria através de plataformas online como o LinkedIn Learning.

Para aqueles que estão a considerar uma mudança de emprego, o estudo destaca a importância de adquirir competências em IA para aumentar a atratividade no mercado de trabalho. Além disso, ressalta a necessidade de os empregadores investirem em capacitação para garantir que possam atrair e reter os melhores talentos.

“A IA generativa está a promover no mercado de trabalho a necessidade de acelerar para acompanhar a rapidez da evolução tecnológica, e sobretudo as empresas terão de dar o passo em frente e apostar na capacitação dos seus funcionários com ferramentas e formação em IA, como forma das organizações beneficiarem das mais valias desta tecnologia ao nível da produtividade, mas também na perspetiva de atrair e reter o melhor talento. Também por isso a Microsoft há muito que aposta no skilling e upskilling de profissionais, disponibilizando recursos gratuitos para este efeito”, afirma Manuel Moura, Diretor da Unidade de Modern Work e Surface da Microsoft Portugal.

Ler Mais