“Presidente da Fed desencadeou uma reação instintiva dos mercados, dizendo que as taxas teriam que subir mais rápido”, explica analista

O dólar norte-americano recuou relativamente às máximas que foram alcançadas durante a sessão anterior.

O rali do dólar perdeu força durante as negociações desta quinta-feira, após as declarações de Jerome Powell perante os legisladores dos EUA. Na terça-feira, o presidente da Fed desencadeou uma reação instintiva dos mercados, dizendo que as taxas teriam que subir mais rápido e chegar mais alto do que o esperado, mudando a mentalidade dos investidores, que esperam agora uma alta de 50 pontos-base em março.

Ontem, Powell tentou acalmar a situação, dizendo que as decisões ainda estão em discussão, nomeadamente, sobre o ritmo e o alcance dos aumentos das taxas, e que as próximas decisões dependerão da divulgação de dados macro.

Esta declaração coloca em foco a divulgação de dados sobre o emprego, no final desta semana. No entanto, quaisquer que sejam os números relativos a reivindicações de desemprego e non-farm payrolls, neste momento, é difícil antecipar um cenário de fraqueza do dólar, que só irá surgir com uma mudança  menos hawkish por parte da Reserva Federal.

Ricardo Evangelista
Analista Sénior da ActivTrades