Postura hawkish de Powell assusta os mercados e aumenta probabilidade de recessão, explica analista

O dólar norte-americano atingiu uma alta de três meses durante as negociações desta quarta-feira, quando os investidores começaram a precificar um aumento mais acentuado da taxa de juros pela Reserva Federal dos EUA, e uma taxa terminal mais alta do que o esperado.

O aumento da procura pelo dólar seguiu-se às declarações de Jerome Powell, no Congresso dos Estados Unidos. O presidente da Fed destacou a inflação persistente e a resiliência da economia dos EUA, alertando que os aumentos nas taxas de juros provavelmente serão mais acentuados e atingirão níveis mais altos.

Os mercados reagiram precificando um aumento de 50 pontos-base nas taxas em março, em vez dos 25 pb anteriormente assumidos, com os rendimentos das notas do Tesouro de 2 e 10 anos também a subir e atingir níveis que não eram vistos há mais de uma década.

A postura hawkish assumida por Powell contrariou a orientação do banco central, no início do ano, e parece ter assustado os mercados, criando volatilidade no sistema financeiro e, mais uma vez, aumentando a probabilidade de recessão. Os investidores estão a acompanhar os próximos eventos e, caso o presidente da Fed repita a mensagem hawkish, é provável que haja mais volatilidade no mercado, potencialmente devido a novos aumentos no rendimento do tesouro e na força do dólar.

Ricardo Evangelista
Analista Sénior da ActivTrades