Novo telemóvel da Nokia custa 13 euros e bateria aguenta mais de duas semanas

Se está farto de smartphones caros e procura apenas um telemóvel que seja útil, a finlandesa Nokia lançou agora um modelo que pode preencher as suas expectativas. O novo Nokia 105 custa apenas 13 euros, quase cem vezes menos do que o mais recente iPhone X.

Não será de estranhar também que as suas funcionalidades sejam mais limitadas. De acordo com o ZDNet, o sistema operativo do novo Nokia 105 não permite, por exemplo, instalar aplicações como o Facebook, Instagram e WhatsApp. Tendo uma vertente muito mais funcional (permite o armazenamento interno de 2.000 contactos e 500 mensagens).

O novo modelo vem com um rádio incluído, para além do jack de 3.5mm e uma porta micro-USB 2.0. Traz uma lanterna, calendário, alarme, agenda, calculadora e alguns videojogos, como os famosos Snake e Tetris.

O telemóvel tem capacidade para dois cartões SIM, tem 4MB de memória RAM e 4MB de armazenamento interno para além de uma bateria removível de 800mAh com uma impressionante capacidade para 18 dias sem carregar. Em chamada, o telemóvel aguenta 15 horas.

A Nokia lançou também o Nokia 220, com conectividade 4G, e também ele com um preço reduzido de 39 euros. A bateria ainda tem uma maior autonomia de 27 dias em standby, mas só aguenta 6,3 horas em chamada.

O Nokia 105 e o Nokia 220 estarão disponíveis para venda ao público já a partir do próximo mês de agosto.