Novo Renault Captur: SUV urbano é “automóvel para ser vivido” e prepara chegada a Portugal

O Novo Renault Captur mantém-se uma referência dos SUV urbanos, um mercado que representa metade das vendas do segmento B e 30% do mercado total europeu. O Novo Captur continua a exibir versatilidade, a carroçaria bicolor e o generoso espaço interior, bem como uma gama de equipamentos engenhosos e de alta tecnologia. Para além destas qualidades, que já fazem parte do seu ADN, a nova geração do Captur ganha uma série de novas funcionalidades.

Mais expressivo por dentro e por fora, com o novo nível de equipamento Esprit Alpine, o estilo do Novo Captur oferece um toque único de elegância e espírito desportivo. O habitáculo é realçado pelos novos estofos e os novos ecrãs no tablier e painel de instrumentos.

Disponível em função das versões, o sistema multimédia OpenR Link, com Google incorporado, oferece o melhor da tecnologia a bordo com Android Automotive 12, uma estreia mundial no segmento B. A arquitetura eletrónica, inteiramente nova, eleva a segurança a novos níveis, com uma gama de ajudas à condução de última geração, incluindo a função de condução híbrida preditiva e o Active Driver Assist, para uma condução autónoma de nível 2.

Em Portugal, o Novo Renault Captur vai estar disponível com uma gama de quatro motorizações, entre as quais a opção E-Tech full hybrid de 145 cv. Para um maior prazer e uma condução ainda mais dinâmica, a transmissão foi revista e a direção assistida recalibrada. Consoante a versão, o sistema Extended Grip otimiza a tração em todas as condições de condução.

Fabricado na fábrica de Valladolid, o Novo Renault Captur estará disponível no nosso país a partir do segundo semestre de 2024.

“Há mais de 10 anos, a Renault rompeu com os códigos do segmento B, imprimindo ao Captur o ADN do ‘automóvel para ser vivido’. Esta visão foi materializada no máximo de conforto: com uma posição de condução elevada e um interior habitável e adaptável à vida do condutor e dos passageiros”, indicou Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault.

“Tudo isto mantendo-se compacto: 4,23 m. Na sequência do seu sucesso, com mais de 2 milhões de unidades vendidas, o Captur continua a distinguir-se da concorrência. Está ainda mais em sintonia com os tempos que correm, com um novo design mais assertivo, um motor E-Tech full hybrid e o sistema OpenR Link com Google integrado. Todas estas tecnologias são úteis e estão a ser reconhecidas pelos nossos clientes”, apontou.

Design exterior

Apresentado na nova cor Cinzento Rafale e com o acabamento Esprit Alpine, o Novo Captur assume um aspeto mais atlético e com um estilo premium. A dianteira tem um lugar de destaque no novo design, com inúmeros reflexos a chamarem a atenção para o jogo entre a luz e a matéria. Com uma nova assinatura luminosa e uma carroçaria em dois tons que oferece até 14 configurações possíveis, o Novo Captur torna-se ainda mais atraente.

Nova dianteira

A nova frente assume um aspeto mais elegante e tecnológico, com o logótipo monobloco Nouvel’R integrado na grelha multifacetada, e um capot mais alto e horizontal. Todos estes pormenores sublinham a identidade vincada do Novo Captur.

A parte superior da grelha promove um jogo de luz com as suas formas em relevo e o contraste entre o fundo escuro brilhante e as inserções transparentes. Isto provoca múltiplos reflexos na grelha do radiador, como uma onda que parte do diamante, ao centro, em direção aos faróis e ao para-choques, com os seus pequenos losangos em relevo. Um efeito visual hipnotizante criado através de um processo meticuloso de design que envolve luz, matéria e texturas.

Para o arrefecimento do motor, a parte dianteira apresenta uma entrada de ar horizontal por cima do separador aerodinâmico e outra no para-choques. Duas entradas de ar posicionadas de cada lado das extremidades dianteiras, junto às luzes diurnas, contribuem para a aerodinâmica e para o arrefecimento dos travões.

Este novo e sofisticado design contribui para o carácter mais refinado do Novo Captur.

Nova assinatura luminosa

Os novos faróis dianteiros são equipados, de série, com tecnologia integralmente em LED em todos os níveis de equipamento. Tal como no Novo Clio, as luzes diurnas LED assumem uma forma vertical de meio diamante, livremente inspirada no logótipo da marca. Os faróis ganham vida numa nova sequência de boas-vindas quando as portas são destrancadas remotamente, criando um efeito reconfortante e moderno.

Uma traseira mais contemporânea

As coberturas dos farolins traseiros passaram a ser transparentes, revelando o interior das luzes. Combinada com o novo logótipo Renault e com o redesenhado difusor, esta caraterística confere à traseira um aspeto mais contemporâneo e assegura um nível mais elevado de qualidade percebida.

Três opções consoante o nível de equipamento

A versão Evolution inclui as jantes Flexwheel de 17 polegadas (jantes de liga leve de 17 polegadas estão disponíveis em opção), bem como uma pintura em preto mate na parte inferior da carroçaria e na linha de cintura.

A versão Techno, apresenta jantes em liga leve de 18 polegadas totalmente novas e uma pintura Preto Estrela na parte inferior da carroçaria e na linha da cintura.

Já o novo nível de equipamento Esprit Alpine é imediatamente identificável, graças aos logótipos Ice Black, aos vidros escurecidos, às jantes de 19 polegadas de design específicos, às alhetas aerodinâmicas e às placas de proteção dianteiras e traseiras com pintura Cinzento Shiste Acetinado.

Carroçaria em dois tons: 14 configurações possíveis

Estão disponíveis seis cores de carroçaria: Branco Nacarado, Cinzento Cassiopeia, Preto Estrela, Cinzento Rafale, Azul Iron e Vermelho Flamme. O opcional esquema de cores de dois tons é muito popular entre os clientes, que podem selecionar o Cinzento Highland, o Preto Estrela ou o Cinzento Pérola para o tejadilho e os espelhos retrovisores exteriores. O Bege Pérola é uma nova tonalidade e não está disponível com o acabamento Esprit Alpine.

Para uma acrescida possibilidade de personalização, o opcional Pack Cores Exteriores inclui espelhos retrovisores exteriores em Cinzento Highland ou Cinzento Pérola (o Preto Estrela é de série), com proteções inferiores dianteiras e traseiras e molduras laterais em Cinzento Highland, Cinzento Pérola ou Preto Estrela.

Uma vasta gama de novos acessórios exteriores

O Novo Captur pode ser personalizado com uma vasta gama de equipamentos disponíveis no ato da encomenda do carro ou através da Rede de Após-Venda, incluindo a iluminação lateral, estribos, gancho de reboque, um suporte para bicicletas e soleiras das portas retro iluminadas.

Motorização

O Novo Captur é versátil, tanto em termos de design interior como na utilização. Com uma gama de motores modernos e eficientes, está igualmente à vontade na cidade, na autoestrada ou nas estradas rurais.

O motor híbrido E-Tech de 145 cv cumpre as normas mais exigentes em termos de eficiência de combustível e emissões de CO2, com apenas 105 g/km, e, em cidade, é tão silencioso como um automóvel elétrico, sem os constrangimentos do carregamento. O sistema bi-fuel a gasolina-GPL oferece uma autonomia de até 1.100 km com os dois depósitos. A tração pode ser otimizada em todas as circunstâncias, graças ao Extended Grip (disponível apenas como opção com as jantes de 18 polegadas na variante full hybrid).

Uma gama completa

Sob o capot, estão disponíveis quatro motores e três tipos de combustível:

Gasolina:

– 1.0 TCe de 90 cv – 160 Nm de binário, motor de 3 cilindros associado a uma caixa manual de 6 velocidades. Consumo de combustível: 5,8 – 5,9 L/100 km.
– 1.3 TCe 160 cv mild hybrid 48V – 270 Nm de binário, motor de 4 cilindros associado a uma caixa de velocidades automática EDC. Consumo de combustível: 5,8 – 5,9 L/100 km

GPL:

– 1.0 TCe 100 cv – 160 Nm de binário (170 Nm com GPL), motor de 3 cilindros bi-fuel a gasolina/GPL associado a uma caixa manual de 6 velocidades. Consumo de combustível: 6,0 – 6,1 L/100 km com gasolina e 7,7 – 7,9 L/100 km com GPL.

E-Tech full hybrid:

– 1.6 145 cv – 205 Nm de binário, motor de 4 cilindros associado a uma caixa de velocidades automática e inteligente multi-modo. Consumo de combustível: 4,7 – 4,9 L/100 km

O motor E-Tech 145 Full Hybrid ao detalhe

O Novo Captur E-Tech 145 ganha um grupo motopropulsor “full hybrid” com uma arquitetura “série-paralela”. Dois motores elétricos (um e-motor de 36 kW e um HSG – High-Voltage Starter Generator – de 18 kW) são combinados com um motor a gasolina de 1,6 L e 4 cilindros com 69 kW (94 cv) de potência e assistidos por uma bateria de 1,2 kWh.

A caixa de velocidades inteligente multi-modo de dentes direitos, na realidade não tem embraiagem. Tem 4 mudanças para o motor a gasolina e 2 mudanças para o motor elétrico principal. A eficiência energética é otimizada pelas 14 combinações possíveis de funcionamento do motor de combustão e do motor elétrico.
O automóvel arranca sempre em modo elétrico e pode funcionar em modo totalmente elétrico até 80% do tempo em cidade. Num ciclo urbano, por exemplo, permite uma poupança de combustível de até 40%, em comparação com um motor a gasolina convencional.

A nova função E-SAVE, que é ativada por uma configuração no painel de instrumentos, mantém uma carga de bateria de, pelo menos, 40%. Isto assegura um desempenho ótimo quando se conduz numa subida, por exemplo.
O grupo motopropulsor altamente eficiente reduz as emissões de CO2, em comparação com a anterior geração, para apenas 105 g/km, colocando o Novo Captur ao nível dos melhores da sua classe. Além disso, proporciona o silêncio de um veículo elétrico, sem os constrangimentos do carregamento.

Suspensões melhoradas e pneus totalmente novos

O Novo Renault Captur está equipado com uma suspensão MacPherson à frente e um eixo semirrígido atrás. Para uma condução mais dinâmica, os engenheiros reviram a geometria da suspensão e as características força-velocidade dos amortecedores, assim como a calibração da direção assistida. Os motores 1.3L 160 cv mild hybrid e E-Tech full hybrid 145 recebem amortecedores totalmente novos.

Todas estas alterações na suspensão e amortecimento proporcionam um maior controlo dos movimentos da carroçaria do automóvel, para um tempo de resposta mais curto e um prazer de condução significativamente maior.

O novo Esprit Alpine vem equipado com jantes especiais e pneus de 19 polegadas (Michelin 225/45R19) totalmente novos e que estão disponíveis pela primeira vez no Captur.

Vários modos de condução com o MULTI-SENSE e o Extended Grip

Acessível através do ecrã central, o sistema MULTI-SENSE inclui quatro modos de condução: ECO, SPORT, COMFORT e MYSENSE. As sensações de condução (esforço da direção, resposta do motor, agilidade do chassis) mudam em cada modo, tal como a cor da iluminação interior e do ecrã do painel de instrumentos.

No ecrã multimédia, no separador “modos de condução”, o Extended Grip (opcional) inclui dois modos específicos: Neve e Todo-o-Terreno. Isto permite aos utilizadores otimizar a tração de acordo com as condições de condução, principalmente através das definições do ESP.

O Extended Grip está disponível com o motor E-Tech full hybrid 145 e exclusivamente com pneus de 18 polegadas.

Ler Mais