NASA descobre ‘cidade perdida’ há mais de 50 anos sob o gelo da Gronelândia

Cientistas e engenheiros da NASA ‘tropeçaram’ numa cidade abandonada da era da Guerra Fria sob o gelo da Gronelândia: uma imagem de radar, em abril de 2024, conforme sobrevoavam o ‘continente gelado’ a bordo do jato Gulfstream III da agência espacial americana, permitiu descobrir uma base militar americana, chamada de Camp Century, construída em 1959 através do corte de uma rede de túneis sob uma camada próxima à superfície do gelo da Gronelândia.

A base militar foi abandonada em 1967, sendo que a neve e a gelo se acumularam sobre o acampamento – agora, as estruturas sólidas da instalação estão a pelo menos 30 metros da superfície. “Estávamos à procura do leito de gelo e de lá surgiu Camp Century. Não sabíamos o que era no começo”, explicou Alex Gardner, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA.

Pesquisas anteriores da massa terrestre já haviam produzido um perfil bidimensional da camada de gelo: no entanto, o sobrevoo de abril, os investigadores utilizaram o instrumento UAVSAR da NASA, montado na barriga do avião, que foi capaz de produzir “mapas com mais dimensionalidade”.

“Nos novos dados, são visíveis as estruturas individuais na cidade secreta de uma forma nunca vista antes”, relatou o cientista da NASA, Chad Greene. No mapa mais recente é possível ver-se o layout planeado da base, incluindo estruturas paralelas que parecem alinhar-se aos túneis construídos para abrigar diversas instalações.

Foram ainda desenhados mapas feitos com radar convencional para corroborar as estimativas de profundidade do Camp Century, um cálculo que ajudou a determinar quando o gelo derretido pode expor novamente o acampamento, assim como quaisquer resíduos biológicos, químicos e radioativos que possam estar enterrados com ele.